metropoles.com

Túnel de Taguatinga recebe pórticos de limite de altura para caminhões

Estrutura impede o trânsito de veículos com mais 4,5 metros de altura. Caminhões de combustíveis e produtos inflamáveis seguirão proibidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Carros passam por Túnel Rei Pelé, em Taguatinga
1 de 1 Carros passam por Túnel Rei Pelé, em Taguatinga - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

A Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal instalará entre esta quarta-feira (19/7) e a próxima sexta (21/7), quatro pórticos metálicos no Túnel Rei Pelé, em Taguatinga. Serão dois na entrada e dois na saída.

Essas estruturas servem como limitadores para evitar que caminhões com mais de 4,5 metros de altura acessem o túnel e acabem colidindo com os jatos ventiladores.

A instalação dos pórticos é o primeiro passo para a liberação de veículos pesados no interior do túnel. A data que isso vai ocorrer, porém, ainda não foi divulgada pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

“Por serem mais poluentes do que automóveis e motocicletas, os caminhões estavam proibidos de transitar pelo túnel. Desde que a estrutura foi liberada, verificamos pouca incidência de engarrafamentos dentro dos túneis, o que nos permitiu rever essa medida e liberar o tráfego de caminhões”, explica a engenheira Janaína Chagas, secretária executiva de obras.

Ela ressalta, no entanto, que continuará terminantemente proibido o tráfego de veículos que transportam combustíveis ou qualquer tipo de material inflamável.

Veja como funcionam os pórticos:

Pórticos de altura Túnel de Taguatinga lado Norte Pórticos de altura Túnel de Taguatinga lado Sul

Instalação

A instalação dos pórticos será realizada entre as 23h e 4h dos dias 19, 20 e 21, período no qual no Túnel Rei Pelé já estará interditado para manutenção dos jatos ventiladores.

O primeiro pórtico, o de aviso, tem a função de alertar o motorista. No alto desse pórtico tem estruturas metálicas que, ao serem tocadas pelo caminhão, fazem um barulho bem alto. Se mesmo assim o motorista não parar, há um segundo pórtico, o de sacrifício, instalado 50 metros após o primeiro. Esse pórtico cai ao ser tocado pelo caminhão obrigando o motorista a parar o veículo.

“Sempre que houver um incidente desse tipo, os órgão de trânsito (Detran, DER e PMDF) serão imediatamente acionados para isolar o local para que o veículo possa manobrar de ré e acessar a Avenida Central”, esclareceu Bruno Almeida, engenheiro da Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?