Túnel de Taguatinga: desvio muda trânsito na região a partir de sábado
Desvio será implementado no trecho da Avenida Central, no sentido Taguatinga-Ceilândiana, na altura do Edifício Comercial Royalle
atualizado
Compartilhar notícia
A partir do próximo sábado (1º/4), motoristas que circulam pela região próxima ao Túnel de Taguatinga precisarão estar atentos ao novo desvio de trânsito em trecho da Avenida Central, no sentido Taguatinga-Ceilândia.
O desvio será implementado na altura do Edifício Comercial Royalle. Por causa da alteração, o motorista deverá acessar a saída à esquerda da via e utilizar a rampa recém-construída do BRT para acessar a Avenida Elmo Serejo. O semáforo na Avenida Samdu, localizado no sentido Norte-Sul, será reposicionado.
Segundo os responsáveis pelas obras, a opção por implementar os desvios no sábado ocorreu no intuito de não pegar o motorista de surpresa em dias úteis, momento em que o trânsito é maior.
A obra
O Túnel de Taguatinga é considerado a maior obra viária em execução no país, com investimento de R$ 275 milhões.
A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga.
O objetivo é evitar a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade, problema antigo para moradores e motoristas da região. Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na EPTG.
Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.
A Avenida Central de Taguatinga se transformará em um boulevard arborizado, com foco nas pessoas e no comércio da região. Além do paisagismo, as calçadas serão reformadas, e os estacionamentos, ampliados.
(Com informações da Agência Brasília)