metropoles.com

Troca de coordenadores de ensino chega a cinco regiões do DF

Além de Ceilândia, Paranoá e Santa Maria, Planaltina e Taguatinga tiveram mudanças nas regionais. Sindicato da categoria reclama

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Secretaria de Educação
1 de 1 Secretaria de Educação - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) trocou coordenadores e auxiliares das Coordenações Regionais de Ensino (CREs) de mais duas regiões administrativas nessa sexta-feira (12/2). Planaltina e Taguatinga somaram 14 substituições e afastamentos nas regionais. As mudanças foram publicadas na primeira edição do Diário Oficial do Distrito Federal de hoje.

Também sofreram mudanças as regionais de Ceilândia, Paranoá e Santa Maria. No total, 18 pessoas das equipes dessas cidades foram afastadas só nessa quinta-feira (11/2).

O Sindicato dos Professores do Distrito Federal destacou para o Metrópoles que não houve qualquer diálogo com a comunidade escolar antes das mudanças. “O governo, de forma antidemocrática, sem diálogo com gestores e professores, fez trocas em várias regionais de ensino para colocar seus aliados”, reclamou Samuel Fernandes, diretor do Sinpro-DF.

Na quinta-feira (11/2) os diretores de escolas do Paranoá organizaram um protesto, após tomarem conhecimento de que o então coordenador de ensino da cidade, Isac Aguiar de Castro, tinha sido exonerado do cargo.

2 imagens
1 de 2

Professores protestam após troca de coordenadores regionais de ensino

Material cedido ao Metrópoles
2 de 2

Rafaela Felicciano/ Metrópoles

A preocupação do Sinpro-DF e dos professores é com o início de um ano letivo difícil devido à pandemia da Covid-19. “A nossa obrigação é acompanhar o desempenho e a gestão desses que foram nomeados, e esperamos que o governo tenha a responsabilidade de nomear gestores que tenham compromisso com a educação pública, sobretudo nesse momento de pandemia”, diz Rosilene Côrrea, diretora do Sinpro-DF.

Substituições no GDF

Doze mudanças foram feitas na Regional de Ensino de Planaltina. Osman Felipe Monteiro deixou o cargo de chefe da Regional e será substituído por Lucivan Corrêa Bernardo. Geise Calmária Petine de Lucena foi exonerada da função de assessora da coordenação regional, dando lugar para Ana Virgínia de Castro Salgado. Geise assumiu o cargo de vice-diretora do Centro Educacional Águas do Cerrado, em Planaltina. Dinamar Rodrigues da Silva Carneiro é o novo diretor.

Da Regional de Ensino de Taguatinga, saiu a coordenadora Sirlene Reis Landim, substituída por Iêdes Soares Braga.

Veja as trocas por região administrativa:

  • Regional do Paranoá: coordenador de ensino e sete auxiliares
  • Regional de Santa Maria: coordenador de ensino e quatro auxiliares
  • Regional de Ceilândia: coordenador de ensino e quatro auxiliares
  • Regional de Planaltina: coordenador de ensino e quatro auxiliares
  • Regional de Taguatinga: coordenador de ensino
Outro lado

A reportagem questionou a Secretaria de Educação (SEE) sobre o motivo das trocas nas coordenações regionais de ensino. Até a última atualização desta reportagem, a pasta não havia se pronunciado. O espaço segue aberto a manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?