metropoles.com

Trio que matou jovem com esquizofrenia é condenado a mais de 20 anos

Filipe Vinícius dos Santos Novais recebeu chutes, pedradas e socos antes de ser morto com um golpe de faca, na frente da mãe e da irmã

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de uma pessoa com pele clara segurando uma faca nas mãos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma pessoa com pele clara segurando uma faca nas mãos - Metrópoles - Foto: Reprodução

Três homens que mataram um jovem de 21 anos com facadas, chutes, pontapés, pedradas e socos foram condenados a mais de 20 anos de prisão nesta semana. A vítima tinha esquizofrenia.

O crime aconteceu próximo a uma distribuidora de bebidas na QNM 12, Ceilândia, em setembro de 2022. À época, Wendell Rodrigues Xavier, Thiago Ribeiro da Cunha e Raphael Xavier Teles pegaram o celular da vítima, o jovem Filipe Vinícius dos Santos Novais. Filipe pediu que o trio devolvesse o aparelho; depois, os autores começaram as agressões.

Os agressores deram chutes, socos e pontapés contra Filipe. Depois, Thiago e Raphael imobilizaram a vítima, e Wendell deu uma facada.

Filipe foi agredido e morto na frente da mãe e da irmã. A mãe do jovem conta que os agressores diziam que “iam dar a cura dele”, referindo-se ao diagnóstico de esquizofrenia. A mulher chegou a pedir “clemência” aos autores, em vão.

Wendell Rodrigues Xavier foi condenado a 21 anos, 10 meses e 15 dias; Thiago Ribeiro da Cunha, a 26 anos e 3 meses; e Raphael Xavier Teles, a 23 anos, 5 meses e 7 dias. O crime é de homicídio qualificado, com as qualificadoras de motivo fútil, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima.

Na sentença, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) diz que o crime “revela dolo exacerbado, na medida em que perpetua uma ideia que despersonaliza o sujeito e que vê em pessoas com doenças mentais como necessitadas de cura na base da força bruta”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?