Trio que furou duto da Petrobras para furtar combustível é condenado
Segundo denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), ação criminosa provocou, inclusive, risco de explosão
atualizado
Compartilhar notícia
O grupo acusado de perfurar um duto da Petrobras Transporte (Transpetro) para furtar aproximadamente R$ 780 mil de combustível no Distrito Federal foi condenado. A ação criminosa provocou inclusive o risco de uma explosão.
A partir de denúncia da Promotoria de Justiça de Ceilândia, José Cláudio de Sousa, Enézio Sandro Rodrigues dos Santos Luciano e Félix Pereira foram condenados por associação criminosa e furto qualificado, na terça-feira (29/8).
Segundo a denúncia, além do prejuízo, os condenados prejudicaram o abastecimento de combustível na região do aeroporto.
A ação provocou risco de explosão às margens de rodovia em Ceilândia, devido à grande compressão de gases altamente inflamáveis.
Veja as penas:
José Cláudio de Sousa recebeu pena de 12 anos, 7 meses e 25 dias de reclusão, em regime inicial fechado, e 52 dias-multa
Enézio Sandro Rodrigues dos Santos, de 12 anos, 2 meses e 21 dias de reclusão e pagamento de 51 dias-multa
Luciano Félix Pereira, de 9 anos, 1 mês e 18 dias de reclusão e pagamento de 39 dias-multa
A Promotoria recorreu da sentença para que seja fixada reparação de danos para a empresa vítima. O grupo alugou um galpão às margens da DF-180, em Ceilândia, e instituiu uma empresa de fachada para furtar o combustível.
De acordo com a Promotoria, o trio cavou em volta do duto, abriu um buraco no cano e soldou uma válvula, conectando uma mangueira de alta pressão para retirar o combustível.
Desde o início de dezembro de 2022, técnicos da Petrobras haviam detectado despressurização no duto, responsável por parte do abastecimento do Distrito Federal, inclusive do Aeroporto Internacional de Brasília.
O problema começou a se repetir com mais frequência durante a primeira semana de 2023, em horários específicos, quando então repentinamente cessava.
A Petrobras mobilizou o departamento de inteligência até a localização do ponto de despressurização e subtração do combustível da empresa. A polícia foi acionada e conseguiu prender os envolvidos no local, em flagrante.