metropoles.com

Trio que furou duto da Petrobras para furtar combustível é condenado

Segundo denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), ação criminosa provocou, inclusive, risco de explosão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Petrobrás - Metrópoles
1 de 1 Petrobrás - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O grupo acusado de perfurar um duto da Petrobras Transporte (Transpetro) para furtar aproximadamente R$ 780 mil de combustível no Distrito Federal foi condenado. A ação criminosa provocou inclusive o risco de uma explosão.

A partir de denúncia da Promotoria de Justiça de Ceilândia, José Cláudio de Sousa, Enézio Sandro Rodrigues dos Santos Luciano e Félix Pereira foram condenados por associação criminosa e furto qualificado, na terça-feira (29/8).

Segundo a denúncia, além do prejuízo, os condenados prejudicaram o abastecimento de combustível na região do aeroporto.

A ação provocou risco de explosão às margens de rodovia em Ceilândia, devido à grande compressão de gases altamente inflamáveis.

Veja as penas:

José Cláudio de Sousa recebeu pena de 12 anos, 7 meses e 25 dias de reclusão, em regime inicial fechado, e 52 dias-multa

 Enézio Sandro Rodrigues dos Santos, de 12 anos, 2 meses e 21 dias de reclusão e pagamento de 51 dias-multa

Luciano Félix Pereira, de 9 anos, 1 mês e 18 dias de reclusão e pagamento de 39 dias-multa

A Promotoria recorreu da sentença para que seja fixada reparação de danos para a empresa vítima. O grupo alugou um galpão às margens da DF-180, em Ceilândia, e instituiu uma empresa de fachada para furtar o combustível.

De acordo com a Promotoria, o trio cavou em volta do duto, abriu um buraco no cano e soldou uma válvula, conectando uma mangueira de alta pressão para retirar o combustível.

Desde o início de dezembro de 2022, técnicos da Petrobras haviam detectado despressurização no duto, responsável por parte do abastecimento do Distrito Federal, inclusive do Aeroporto Internacional de Brasília.

O problema começou a se repetir com mais frequência durante a primeira semana de 2023, em horários específicos, quando então repentinamente cessava.

A Petrobras mobilizou o departamento de inteligência até a localização do ponto de despressurização e subtração do combustível da empresa. A polícia foi acionada e conseguiu prender os envolvidos no local, em flagrante.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?