metropoles.com

Trio da facção Comboio do Cão é condenado por morte de ex-membro no DF

Vítima se recusou a voltar ao grupo depois de sair da prisão. Réus foram condenados por homicídio qualificado e tentativa de homicídio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
PCDF comprará 5 mil pistolas autríacas Glock por R$ 9 milhões
1 de 1 PCDF comprará 5 mil pistolas autríacas Glock por R$ 9 milhões - Foto: iStock

Três membros da facção criminosa Comboio do Cão foram condenados por homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado no DF. O julgamento aconteceu nessa quinta-feira (8/7).

Gutemberg da Silva Borges, o Guga, e Flávio da Conceição Matias, o Doidão, foram condenados a 34 anos e três meses de reclusão, em regime inicialmente fechado. O terceiro, Janerson Neres da Silva, o Chapisco, foi condenado a 27 anos de reclusão.

O crime

O assassinato aconteceu no dia 22 de outubro de 2016, no Riacho Fundo II. Gutemberg e Flávio efetuaram 15 disparos de pistola 9 mm em direção a Ricardo Ribeiro Lustosa.

A vítima era egressa do sistema penitenciário e estava na festa de aniversário do sobrinho de 10 anos, quando foi surpreendido e encurralado pelos dois. Os réus iniciaram os disparos em via pública e perseguiram Ricardo até dentro da casa, executando-o na frente dos familiares.

Na mesma ocasião, tentaram matar Daniel, primo de Ricardo, que tentou alertá-lo da aproximação dos dois. Janerson foi condenado por ter conduzido os atiradores até o local, dando cobertura ao ataque e permitindo a fuga.

A promotoria de Justiça do Tribunal do Júri destaca a importância da condenação, pois o crime foi praticado em razão da recusa de Ricardo de retornar à vida criminosa e auxiliar a facção Comboio do Cão a assumir uma área de distribuição e de venda de drogas em Ceilândia. A execução ocorreu em período de guerra entre a Comboio do Cão e outras organizações ligadas ao tráfico.

Comboio do cão

Segundo o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Guga e Doidão já foram condenados pela Justiça do DF por integrar e exercer papéis de destaque na organização criminosa Comboio do Cão. O processo encontra-se em grau de recurso.

Essa organização tem atuação em diversas regiões do Distrito Federal, entorno do DF e mesmo dentro do sistema prisional. É responsável pela prática de homicídios, porte de armas de fogo de uso restrito, rufianismo, roubo majorado, tráfico de drogas e coação no curso do processo, entre outros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?