metropoles.com

Tribunal de Contas faz inspeção na Torre de TV Digital nesta sexta

Mirante foi reaberto ao público no último dia 12 e a Corte vai verificar, às 16h, se Governo do DF fez as adequações necessárias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
torre de tv digital
1 de 1 torre de tv digital - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, conselheiro Renato Rainha, e a equipe do Núcleo de Fiscalização de Obras farão uma inspeção na Torre de TV Digital nesta sexta-feira (23/10), às 16h. O mirante foi reaberto ao público no último dia 12 e a Corte vai verificar se o Governo do DF fez as adequações necessárias para deixar o monumento confortável, acessível e, principalmente, seguro para a visitação.

Em fiscalizações realizadas em 2014 e neste ano, o corpo técnico do TCDF havia encontrado graves problemas na Torre de TV Digital. Falhas no projeto e na execução da obra causaram danos que poderiam trazer prejuízo à segurança, à durabilidade e à qualidade da chamada Flor do Cerrado.

No dia 20 de maio, o presidente do tribunal, recebeu o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Julio Cesar Peres; o secretário-adjunto da Sinesp, Maurício Canovas; o diretor de Edificações da Novacap, Márcio Buzar; juntamente com os auditores do TCDF que fiscalizam a construção. O objetivo foi apresentar o resultado das inspeções e fazer um esforço conjunto para solucionar as falhas apontadas.

Os auditores da Corte haviam apurado que o projeto não previu a captação e a drenagem das águas pluviais, especialmente nas passarelas de acesso às cúpulas (bar e exposições). A água das chuvas não tinha para onde escoar adequadamente, o que causou graves infiltrações. Havia também indícios de corrosão da estrutura; sinais de oxidação da armadura de aço; além de trincas grandes na fachada, na cobertura e internamente; fissuras diversas nas rampas e por toda a obra.

Baixa qualidade
Na época, foram identificados alagamentos internos, aumentando as infiltrações. Houve ainda dano ao funcionamento dos sistemas de esgotamento sanitário a vácuo e de ar condicionado, por causa do escoamento indevido da água para essas tubulações. Na inspeção realizada, o TCDF também tinha apontado a baixa qualidade da obra.

A Torre de TV Digital apresentava mau acabamento e mau funcionamento de alguns sistemas e instalações. Havia fios expostos; vazamentos no sistema de descarga a vácuo e nas bombas d’água; calçadas de acesso remendadas; grandes rachaduras no piso; significativas imperfeições no acabamento de pintura em diversos locais; inclinação da rampa lateral de acesso com caimento para fora; defeitos graves no acabamento dos banheiros (fixação do espelho com adesiva, pedras manchadas e o revestimento das portas soltando); sistema de alarme de incêndio desligado por falta de sensores, que foram furtados; carpete descolando; vidros e portas rachados; entre outros. Informações da Assessoria de Imprensa do TCDF

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?