Tribunal de Contas encontra problemas na obra da Torre de TV Digital, mas mantém visitações
Segundo o presidente do TCDF, Renato Rainha, correções não atenderam às exigências. Mas não há risco à segurança do público
atualizado
Compartilhar notícia
Após visitar a Torre de TV Digital na tarde desta sexta-feira (23/10), o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), conselheiro Renato Rainha, não ficou satisfeito com o que viu: “O local ainda apresenta muitos defeitos a serem corrigidos. A rampa de acesso é desnivelada e de má qualidade, ainda existem fissuras na estrutura e a acessibilidade não é boa”. Reconheceu, porém, que os problemas não ameaçam a segurança dos visitantes.
Rainha informou que será agendada uma reunião com a Secretaria de Obras, Terracap e Novacap para que sejam providenciados os consertos necessários imediatamente. A visitação do público, reaberta no último dia 12, será mantida.Os ajustes foram feitos pelo consórcio construtor da obra, o que não significou custo para os cofres públicos. As novas correções também serão feitas sem ônus para o GDF. O presidente do TCDF disse que enquanto não estiver tudo de acordo com o que foi pedido, a obra não será aceita como finalizada. Em relação às fissuras na estrutura, a Terracap se comprometeu a acompanhá-las de perto para garantir uma longa vida útil à torre.
Outro problema identificado foi a falta de cobertura na passarela que liga o prédio central às cúpulas. Como essa modificação não estava prevista no projeto, será feita em licitação separada.
Em fiscalizações realizadas em 2014 e neste ano, o corpo técnico do TCDF havia encontrado graves problemas na Torre de TV Digital. Falhas no projeto e na execução da obra causaram danos que poderiam trazer prejuízo à segurança, à durabilidade e à qualidade da chamada Flor do Cerrado.
Reformas
Inaugurada em 2012, a Torre de TV Digital, projeto de Oscar Niemeyer, ficou fechada por dois anos devido a problemas de infraestrutura e de falta de acessibilidade. Após passar por reformas, o mirante recebeu vistoria da Defesa Civil, e a visitação foi autorizada.
A liberação das cúpulas da torre ocorrerá em um segundo momento. O mirante de 110 metros de altura fica aberto todos os fins de semana e feriados, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.