metropoles.com

Tribunal de Contas encontra problemas na obra da Torre de TV Digital, mas mantém visitações

Segundo o presidente do TCDF, Renato Rainha, correções não atenderam às exigências. Mas não há risco à segurança do público

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos: Michael Melo/Metrópoles
image1 (5)
1 de 1 image1 (5) - Foto: Fotos: Michael Melo/Metrópoles

Após visitar a Torre de TV Digital na tarde desta sexta-feira (23/10), o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), conselheiro Renato Rainha, não ficou satisfeito com o que viu: “O local ainda apresenta muitos defeitos a serem corrigidos. A rampa de acesso é desnivelada e de má qualidade, ainda existem fissuras na estrutura e a acessibilidade não é boa”. Reconheceu, porém, que os problemas não ameaçam a segurança dos visitantes.

Rainha informou que será agendada uma reunião com a Secretaria de Obras, Terracap e Novacap para que sejam providenciados os consertos necessários imediatamente. A visitação do público, reaberta no último dia 12, será mantida.

Os ajustes foram feitos pelo consórcio construtor da obra, o que não significou custo para os cofres públicos. As novas correções também serão feitas sem ônus para o GDF. O presidente do TCDF disse que enquanto não estiver tudo de acordo com o que foi pedido, a obra não será aceita como finalizada. Em relação às fissuras na estrutura, a Terracap se comprometeu a acompanhá-las de perto para garantir uma longa vida útil à torre.

Outro problema identificado foi a falta de cobertura na passarela que liga o prédio central às cúpulas. Como essa modificação não estava prevista no projeto, será feita em licitação separada.

 

Fotos: Michael Melo/Metrópoles
Rampa de acesso está desnivelada, conforme mostra a foto

 

Em fiscalizações realizadas em 2014 e neste ano, o corpo técnico do TCDF havia encontrado graves problemas na Torre de TV Digital. Falhas no projeto e na execução da obra causaram danos que poderiam trazer prejuízo à segurança, à durabilidade e à qualidade da chamada Flor do Cerrado.

Reformas
Inaugurada em 2012, a Torre de TV Digital, projeto de Oscar Niemeyer, ficou fechada por dois anos devido a problemas de infraestrutura e de falta de acessibilidade. Após passar por reformas, o mirante recebeu vistoria da Defesa Civil, e a visitação foi autorizada.

A liberação das cúpulas da torre ocorrerá em um segundo momento. O mirante de 110 metros de altura fica aberto todos os fins de semana e feriados, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?