Três novas localidades do DF passam a contar com coleta seletiva de lixo
Nessa quarta-feira (21/10), Vicente Pires receberá o serviço, que também atenderá Vila do IAPI e Setor Habitacional Bernardo Sayão
atualizado
Compartilhar notícia
A partir dessa quarta-feira (21/10), moradores de Vicente Pires passam a contar com o serviço de coleta seletiva do lixo. Além da região administrativa, o Setor Habitacional Bernardo Sayão e a Vila do IAPI, no Guará 1 e 2, respectivamente, também receberão a coleta especial.
O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) anunciou, também, que o recolhimento diferenciado do lixo retorna às cidades de Taguatinga, Águas Claras e parte da Estrutural. Além disso, nas regiões do Guará 2, das asas Norte e Sul, do Cruzeiro Novo, do Lago Norte, de Sobradinho 2, do Sudoeste e da Octogonal, houve ampliação da área de atuação.
O objetivo da companhia é atender às 33 regiões administrativas do DF, mas ainda não há data para atingir a meta. Atualmente, 27 cidades são contempladas pelo serviço, faltando Arniqueira, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Jardim Botânico, Fercal, Planaltina e Sol Nascente.
Todo o material coletado é depositado em galpões onde atuam catadores de cooperativas, que realizam a triagem do material. O SLU garante que uma série de medidas de segurança foram tomadas na separação do lixo, como distanciamento social e uso de máscaras e álcool gel. A Secretaria de Saúde, no entanto, dispensou as cooperativas de terem que quarentenar os resíduos por 48 horas. “Dessa forma, o SLU retorna com a coleta seletiva nas demais regiões que haviam sido suspensas desde março”, explica a gestora de Instalação de Recuperação de Resíduos, Bruna Araújo.
Separando o lixo
Para realizar a correta separação do lixo e, assim, facilitar o trabalho dos catadores, o SLU fornece algumas instruções básicas. A primeira delas é separar os materiais descartáveis de orgânicos e rejeitos, de preferência em sacos de lixo claros (azul ou verde), para o recicláveis, e escuros (cinza ou preto), para orgânicos. Confira, abaixo, outras dicas que ajudam o SLU e os catadores na triagem dos resíduos:
- Programe-se para os dias de coleta de materiais recicláveis aqui;
- Retire o excesso de alimentos e líquidos dos recipientes;
- Embale cacos de vidro em jornais ou coloque-os dentro de caixas ou garrafas PET;
- Pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e eletroeletrônicos devem ser entregues em pontos de coleta no comércio;
- Medicamentos vencidos e seringas devem ser levados às farmácias ou aos postos de saúde;
- Por fim, coloque o lixo em sacos resistentes e bem fechados.