Três cidades concentram 42% das mortes por Covid-19 no DF. Confira quais
Ceilândia, Samambaia e Plano Piloto somam 74 dos 176 óbitos. Em casos confirmados, 1 de cada 4 infectados mora em alguma dessas RAs
atualizado
Compartilhar notícia
Três cidades concentram 42% das mortes registradas por coronavírus em todo o Distrito Federal. Conforme dados da Secretaria de Saúde, Ceilândia, Samambaia e Plano Piloto somam 74 dos 176 óbitos de moradores da capital do país.
Quando a análise passa a ser o número de casos confirmados, as três regiões administrativas têm um em cada quatro infectados pela Covid-19. Dos 12.020 contaminados até a noite dessa quarta-feira (03/06), 3.202 têm endereço de alguma das três localidades.
A alta de doentes e falecimentos nessas RAs ajuda a entender um outro dado: a taxa de isolamento social.
Com 39 casos, Ceilândia, além de ser a campeã de mortes e infectados, é líder no quesito “ficar fora de casa”. Com apenas 31% dos moradores em quarentena, a explosão de ocorrências levou deputados distritais a sugerirem ao governador Ibaneis Rocha (MDB) que seja aplicado um lockdown na cidade. Morador da região administrativa, Chico Vigilante (PT) fez, em vídeo, um apelo ao chefe do Executivo local para que faça o bloqueio total da cidade. A medida é estudada pelo GDF.
Samambaia e Plano Piloto, com 24 e 11 óbitos, respectivamente, continuam com índices insatisfatórios de isolamento, embora melhores que os de Ceilândia. Conforme revelado pelo Metrópoles, enquanto na primeira a taxa está em 40%, na segunda a média chega a 50%.
UTIs
Uma das maiores preocupações com o avanço da Covid-19 em Brasília é a quantidade de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Com 322 leitos disponíveis, 46% estão ocupados atualmente. A situação está sob controle e o GDF trabalha para tentar abrir mais unidades a fim de se preparar para um possível pico da doença.
Como o coronavírus segue até o momento a curva esperada, o governo decidiu dar um voto de confiança à população e autorizar o retorno de diversas atividades comerciais no DF.
Nessa quarta-feira (03/06),parques também receberam aval para reabrir, assim como igrejas. Em todos os casos, os responsáveis terão de seguir protocolos para evitar a propagação do vírus, como exigir o uso de máscara pelos frequentadores, disponibilizar álcool em gel e criar uma logística que mantenham as pessoas a pelo menos 1,5 metro de distância uma das outras.