metropoles.com

Trecho do Túnel de Taguatinga será liberado nesta 6ª. Entenda

Após a liberação da via, quem trafegar pela Avenida Comercial Norte sentido Comercial Sul poderá acessar a Avenida Central rumo à EPTG

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Homens conversam diante de abertura de túnel
1 de 1 Homens conversam diante de abertura de túnel - Foto: Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Está marcada para as 15h desta sexta-feira (30/9) a liberação do tráfego de veículos no trecho da Avenida Central, no Centro de Taguatinga, interditada desde o início das obras do túnel, em julho de 2020.

Segundo a Secretaria de Obras, a medida tem como objetivo desafogar o trânsito e permitir que o comércio na região retome as atividades interrompidas para a construção da passagem subterrânea.

De acordo com a pasta, após a liberação da via, quem trafegar pela Comercial Norte sentido Comercial Sul poderá dobrar à esquerda e acessar a Avenida Central rumo à Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A previsão é de que toda a Avenida Central seja liberada para o trânsito até o fim de outubro.

Confira o sentido:

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou, em 23 de setembro, que a obra do túnel de Taguatinga deve ser entregue em dezembro deste ano. A declaração foi feita enquanto Ibaneis cumpria agenda de campanha à reeleição em Ceilândia.

A obra

O Túnel de Taguatinga é considerado a maior obra viária em execução no país, com investimento de R$ 275 milhões.

A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. O objetivo é evitar a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade, problema antigo para moradores e motoristas da região. Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na EPTG.

Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.

A Avenida Central de Taguatinga se transformará em um boulevard arborizado, com foco nas pessoas e no comércio da região. Além do paisagismo, as calçadas serão reformadas, e os estacionamentos, ampliados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?