metropoles.com

TRE-DF nega recurso de Arruda e abre caminho para TSE julgar impugnação

Arruda entrou com recurso mesmo com decisão favorável a ele. Essa medida poderia atrasar análise do TSE sobre impugnação da candidatura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
José Roberto Arruda durante as eleições 2018
1 de 1 José Roberto Arruda durante as eleições 2018 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) negou, nesta nesta quarta-feira (21/9), um recurso da defesa de José Roberto Arruda (PL) que poderia atrasar o julgamento, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da impugnação da candidatura a deputado federal.

Em 12 de setembro, os desembargadores eleitorais do TRE-DF negaram a impugnação contra a candidatura de Arruda, por maioria dos votos. Mesmo tendo vencido a ação no TRE-DF, Arruda entrou com recurso no tribunal. Os recursos são contestações que os réus fazem quando não se dão por satisfeitos com a decisão de magistrados. Neste caso, não há explicação lógica para a atitude do candidato que não seja uma tentativa de protelar eventual reforma da decisão no TSE.

Imediatamente após o resultado do TRE-DF, o MP Eleitoral, inconformado com a decisão, apresentou recurso ordinário para que a impugnação seja julgada na instância superior. Como o caso ainda estava tramitando no TRE-DF, por manobra da defesa do ex-governador, o TSE não podia julgar a matéria. Assim, um eventual cenário de inelegibilidade ficava protelado.

Com o julgamento do TRE-DF nesta quarta-feira, abriu-se caminho para o TSE analisar a impugnação de autoria do Ministério Público Eleitoral, que aponta inelegibilidade de Arruda em função de condenações por improbidade administrativa no caso conhecido como Caixa de Pandora.

Para que o caso seja analisado pelo TSE, agora o MP Eleitoral deve ratificar o recurso ordinário contra Arruda que já havia apresentado, no último dia 14 de setembro.

O outro lado

Advogado de Arruda, Francisco Emerenciano disse à coluna que o objetivo dos embargos de declaração “nunca foi” protelar julgamento do recurso do MP Eleitoral no TSE.

“Ao nosso sentir, o TRE-DF precisa esclarecer omissões existentes. O intuito é esclarecer questões pontuais antes de se enfrentar o debate no TSE”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?