Escoltadas pela PM, urnas são levadas para 610 locais de votação no DF
Força-tarefa montada para o transporte de mais de 6 mil urnas conta com apoio da Polícia Militar e atuará durante toda a sexta-feira (30/9)
atualizado
Compartilhar notícia
Escoltadas pela Polícia Militar, 6.748 urnas eletrônicas — além de 700 reservas — serão levadas para os 610 locais de votação em todo o Distrito Federal, na manhã desta sexta-feira (30/9), para uso nas eleições de 2022, cujo primeiro turno ocorrerá no próximo domingo (2/10).
Os equipamentos, distribuídos em 41 caminhões, começaram a deixar os três depósitos do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), no Plano Piloto, no Gama e em Taguatinga, às 7h. A operação ocorrerá durante toda a sexta-feira, com previsão de conclusão às 17h.
Todas as urnas eletrônicas passaram por preparação e auditoria entre 21 e 28 de setembro, na última semana antes do primeiro turno do pleito, que ocorre no domingo (2/10), das 8h às 17h.
Confira as orientações para o dia da votação:
“Saíram 20 caminhões do depósito do Setor de Garagens [Oficiais] Norte; 14 veículos, de Taguatinga; e sete caminhões [partiram] do Gama. Todos eles [estão] escoltados pela Polícia Militar e por servidores da Justiça Eleitoral”, detalhou o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati.
O magistrado esteve no depósito do Plano Piloto nas primeiras horas do dia para acompanhar o início dos trabalhos.
Nos locais de votação, assim que as urnas chegarem, os diretores dos colégios ou representantes das unidades de ensino receberão e destinarão os equipamentos às salas das seções eleitorais. No sábado (1º/10), os presidentes das mesas eleitorais estarão nos locais de votação para preparar o ambiente.
“O planejamento da Justiça Eleitoral está rigorosamente em dia. São 34 mil pessoas que vão trabalhar nas eleições, com 200 juízes, mais 200 promotores e toda as forças de segurança do DF mobilizadas para garantir a tranquilidade e a segurança do pleito eleitoral”, reforçou Belinati.