TRE-DF muda local da diplomação dos eleitos por causa de bolsonaristas
Diplomação ocorreria, anteriormente, no QG do Exército. Agora, será realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) mudou o local da cerimônia de diplomação dos eleitos no pleito de 2022. O evento ocorreria, anteriormente, no Auditório Pedro Calmon do Quartel General do Exército. A mudança ocorreu devido ao acampamento de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que estão no local protestando contra a eleição de Lula (PT).
A Corte confirmou que a mudança do local de diplomação ocorreu por causa da concentração de bolsonaristas no local. Eles estão acampados desde 30 de outubro.
Durante o evento de diplomação, serão entregues os diplomas ao governador do DF, à vice-governadora, à senadora, ao suplente, aos deputados federais e deputados distritais vencedores das eleições de outubro de 2022.
A cerimônia será realizada no dia 19 de dezembro às 19h.
Pedido de desembargador do TRE-DF
Diante do protesto e do clima de polarização política, o desembargador do TRE-DF Souza Prudente pediu para que a solenidade ocorra no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Durante a sessão do TRE-DF, nesta quinta-feira (24/11), o magistrado sugeriu que o órgão não pagasse pelo aluguel, por se tratar de “serviço público essencial”.
“Peço que se requisite o plenário do Centro de Convenções de Brasília para que se realize [o evento] totalmente isento e fora de qualquer influência do poderio militar do Brasil”, afirmou Souza Prudente.
Veja imagens de protestos Brasil afora: