metropoles.com

TRE-DF indefere primeiras candidaturas para a Câmara dos Deputados

Segundo a Corte, os candidatos não comprovaram a saída de cargo público a tempo para participarem do pleito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Propaganda eleitoral do PDT na TV com um homem branco na terceira idade
1 de 1 Propaganda eleitoral do PDT na TV com um homem branco na terceira idade - Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) barrou os primeiros pedidos de candidatura para a Câmara dos Deputados nas eleições de 2022. Os postulante à Câmara dos Deputados tiveram a candidatura negada pois, segundo a Corte, não apresentaram provas de que se desincompatibilizaram de cargo público a tempo para participar do pleito.

O concorrente pelo PDT Carlos Penna foi um dos que tiveram o pedido indeferido.

A decisão foi publicada nessa terça-feira (30/8). Segundo o desembargador eleitoral Robson Barbosa de Azevedo, o candidato chegou a ser intimado para comprovar a desincompatibilização, mas “não logrou êxito”.

“Isto posto, entendo que o pedido de registro de candidatura deve ser indeferido porquanto o candidato não atende à condição de elegibilidade em comento. Pelas razões expostas, indefiro o pedido de registro da candidatura de Carlos Penna Brescianini ao cargo de Deputado Federal pelo Partido Democrático Trabalhista – PDT nas eleições de 2022”, disse o magistrado.

Agora, o PDT poderá substituir o candidato.

Carlos Penna disse ao Metrópoles que provará ter havido um equívoco: “Amanhã os advogados do PDT vão ao desembargador e apresentarão todas as comprovações de que tudo foi devidamente atendido. Como foi uma decisão monocrática, acredito que comprovando a ausência da comunicação e o atendimento da licença, tudo se resolva”, declarou.

Outras candidaturas

Max Mauran (PDT), também candidato à Câmara, também teve o pedido de candidatura indeferido. Segundo o TRE-DF, em decisão publicada ainda na terça-feira, ele não se desincompatibilizou de cargo público.

Em nota, o candidato afirmou que deixou de ser empregado público em 2017, quando se aposentou. “Por isso, informo que estou providenciando o devido recurso com os esclarecimentos pertinentes”.

Outro que foi barrado de concorrer nas eleições deste ano foi o professor Fábio Pereira (MDB) também por falta de desincompatibilização. Porém, ele recorreu da decisão.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?