metropoles.com

TRE determina que Grass retire propaganda que ataca Ibaneis do ar

Atual governador argumentou que peça difama emedebista e fere resolução do TSE. Em caso de descumprimento, foi estipulado multa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Leandro Grass Debate durante Metrópoles GDF 2022
1 de 1 Leandro Grass Debate durante Metrópoles GDF 2022 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em decisão liminar, o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) determinou que a campanha do candidato ao Palácio do Buriti Leandro Grass (PV) suspenda a veiculação de propaganda eleitoral criticando o atual governador e também candidato Ibaneis Rocha (MDB).

A peça publicitária apresenta uma situação cotidiana, em que um cliente tenta comprar um cachorro quente, mas o vendedor passa a listar supostas irregularidades do atual governo.

Indução do eleitor

A campanha de Ibaneis argumentou que a propaganda faz “grave imputação difamatória e que possui potencial de grave desequilíbrio do pleito por indevida indução do eleitor”. Além disso, afirma que o comercial está irregular, pois não indica o nome da candidata a vice-governadora o que fere resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na decisão, o desembargador eleitoral Fabricio Fontoura Bezerra concordou com os argumentos do atual governador, ponderando que “independentemente de eventual investigação de fraude, envolvendo as pessoas mencionadas no referido vídeo, enquanto não há o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, o acusado é tido como inocente, princípio que deve ser observando, inclusive no âmbito de propaganda eleitoral”.

Bezerra ainda concordou que a falta do nome da candidata a vice-governadora na chapa de Grass fere a legislação. Em caso de descumprimento, o concorrente do PV precisará pagar R$ 10 mil de dia.

O advogado da chapa de Ibaneis, Bruno Rangel, comemorou a decisão: “Por mais que alguns candidatos tentem prejudicar o processo eleitoral, as instituições são firmes e a democracia vence”.

Procurada, a assessoria da campanha de Leandro Grass se manifestou por meio de nota: “Ibaneis quer se proteger das acusações que fazemos. Exigir trânsito em julgado para podermos mostrar fatos de conhecimento geral é, na verdade, querer escamotear a realidade. Mas a decisão do juiz, naturalmente, será cumprida”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?