Transporte rápido garante transplante de coração a paciente do ICDF
O órgão foi levado da Base Aérea de Brasília ao Instituto de Cardiologia do DF (ICDF), no HFA, por um helicóptero da Polícia Militar
atualizado
Compartilhar notícia
O rápido transporte feito pela Polícia Militar garantiu a possibilidade de um transplante de coração para um paciente internado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), que funciona dentro do complexo do Hospital das Forças Armadas (HFA), no Sudoeste, na noite desta terça-feira (25/10). O órgão veio de Goiânia e desembarcou na Base Aérea de Brasília.
De acordo com a PM, o transporte do coração e da equipe médica entre a base e o ICDF levou cerca de 10 minutos e foi feito em um helicóptero Fênix do Batalhão de Aviação Operacional (BAvOp). Ainda segundo informações da corporação, o paciente que vai receber o órgão é um homem de 53 anos e o doador é um jovem de 23.
A utilização dos helicópteros é vital para ampliar as chances de sucesso do transplante de acordo com as condições do receptor e a distância em que ele se encontra do hospital, onde será feita a cirurgia. Quanto menor o tempo de trajeto maior a probabilidade de sucesso da operação. (Com informações da PMDF)