Transporte público é um dos maiores problemas do DF, diz Ibaneis
Na CLDF, Ibaneis Rocha diz que vem segurando aumento de passagem e cita como transporte público pode melhorar em 2024
atualizado
Compartilhar notícia
O transporte público é um dos maiores problemas do Distrito Federal, segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB). Ele discursou para deputados distritais nesta quinta-feira (1º/2), disse que o governo vem segurando um possível aumento de passagens e citou melhorias previstas para 2024.
“Nós temos um desafio muito grande aqui do Distrito Federal, que é a questão do transporte público. Tenho acompanhando os debates aqui na Câmara, a gente vem segurando da melhor maneira possível, sem fazer reajuste, sem trazer maiores prejuízos para a população do Distrito Federal. Mas eu digo que hoje um dos maiores problemas que nós temos é o nosso sistema de transporte público”, avaliou.
Segundo o governador, há avanços previstos para este ano. “Já estamos concluindo a licitação do Terminal de Samambaia, do metrô. Lançamos a licitação, recentemente, da expansão do metrô de Ceilândia. A gente tem junto ao Ministério das Cidades a possibilidade de renovação também dos nossos trens, nós estamos lá com R$ 900 milhões, e estamos buscando recursos para fazer a renovação dos trens do metrô”, citou.
O discurso do governador na Câmara Legislativa do DF (CLDF) também ressaltou números do custo do transporte público, que segundo Ibaneis, ultrapassam R$ 2 bilhões. “E nós sabemos que não agrada a população, que a população não está satisfeita com o transporte público que tem e que nós temos que melhorar cada vez mais o que está em casa”, comentou.
Ibaneis afirmou, ainda, que vem trabalhando para mudar esse cenário e diminuir custos. “Nós temos agora uma proposta que foi discutida, agora que é a questão da retirada dos cobradores, mas é uma discussão que está sendo tomada com toda a responsabilidade, com o sindicato sentado à mesa, com a garantia do emprego dessas pessoas dentro das empresas, para que a gente possa ter a requalificação deles para prestar serviço em outras áreas dentro das empresas.”
A medida poderia trazer uma redução do custo do transporte em torno de 20%. “Mas isso está sendo tomado com toda a responsabilidade para não deixar ninguém desempregado”, concluiu.
Feminicídios
Outro problema grave enfrentado pela população do Distrito Federal é a violência contra a mulher. O Metrópoles mostrou que o DF registrou, em 2023, o maior número de feminicídios da história. Ibaneis disse esperar, com a presença da comandante-geral da Polícia Militar do DF (PMDF), Ana Paula Barros Habka, avançar no combate.
“É uma pauta muito importante que nos preocupa. Tem avançado muito, infelizmente, e a gente tem que criar um trabalho de conscientização, juntamente com a Secretaria da Mulher, o Poder Judiciário, o Ministério Público, ampliando todo esse atendimento. E mais uma vez eu agradeço à Câmara Legislativa pela aprovação do projeto aqui que trata dos filhos das vítimas do feminicídio. É um projeto muito importante. Já estão sendo cadastrados os beneficiários para poder receber esse valor e ajudar na vida dessas famílias que perderam suas mães.”