metropoles.com

Transporte público é um dos maiores problemas do DF, diz Ibaneis

Na CLDF, Ibaneis Rocha diz que vem segurando aumento de passagem e cita como transporte público pode melhorar em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Foto-ônibus-rodoviaria-lotada
1 de 1 Foto-ônibus-rodoviaria-lotada - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O transporte público é um dos maiores problemas do Distrito Federal, segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB). Ele discursou para deputados distritais nesta quinta-feira (1º/2), disse que o governo vem segurando um possível aumento de passagens e citou melhorias previstas para 2024.

“Nós temos um desafio muito grande aqui do Distrito Federal, que é a questão do transporte público. Tenho acompanhando os debates aqui na Câmara, a gente vem segurando da melhor maneira possível, sem fazer reajuste, sem trazer maiores prejuízos para a população do Distrito Federal. Mas eu digo que hoje um dos maiores problemas que nós temos é o nosso sistema de transporte público”, avaliou.

Segundo o governador, há avanços previstos para este ano. “Já estamos concluindo a licitação do Terminal de Samambaia, do metrô. Lançamos a licitação, recentemente, da expansão do metrô de Ceilândia. A gente tem junto ao Ministério das Cidades a possibilidade de renovação também dos nossos trens, nós estamos lá com R$ 900 milhões, e estamos buscando recursos para fazer a renovação dos trens do metrô”, citou.

O discurso do governador na Câmara Legislativa do DF (CLDF) também ressaltou números do custo do transporte público, que segundo Ibaneis, ultrapassam R$ 2 bilhões. “E nós sabemos que não agrada a população, que a população não está satisfeita com o transporte público que tem e que nós temos que melhorar cada vez mais o que está em casa”, comentou.

Ibaneis afirmou, ainda, que vem trabalhando para mudar esse cenário e diminuir custos. “Nós temos agora uma proposta que foi discutida, agora que é a questão da retirada dos cobradores, mas é uma discussão que está sendo tomada com toda a responsabilidade, com o sindicato sentado à mesa, com a garantia do emprego dessas pessoas dentro das empresas, para que a gente possa ter a requalificação deles para prestar serviço em outras áreas dentro das empresas.”

A medida poderia trazer uma redução do custo do transporte em torno de 20%. “Mas isso está sendo tomado com toda a responsabilidade para não deixar ninguém desempregado”, concluiu.

Feminicídios

Outro problema grave enfrentado pela população do Distrito Federal é a violência contra a mulher. O Metrópoles mostrou que o DF registrou, em 2023, o maior número de feminicídios da história. Ibaneis disse esperar, com a presença da comandante-geral da Polícia Militar do DF (PMDF), Ana Paula Barros Habka, avançar no combate.

“É uma pauta muito importante que nos preocupa. Tem avançado muito, infelizmente, e a gente tem que criar um trabalho de conscientização, juntamente com a Secretaria da Mulher, o Poder Judiciário, o Ministério Público, ampliando todo esse atendimento. E mais uma vez eu agradeço à Câmara Legislativa pela aprovação do projeto aqui que trata dos filhos das vítimas do feminicídio. É um projeto muito importante. Já estão sendo cadastrados os beneficiários para poder receber esse valor e ajudar na vida dessas famílias que perderam suas mães.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?