metropoles.com

Veja como será o funcionamento do Metrô-DF até o fim da greve

Nos horários de pico, usuário poderá embarcar em 18 dos 24 pontos. Aos domingos, funcionamento será ainda mais limitado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
aumento na passagem do transporte público do DF
1 de 1 aumento na passagem do transporte público do DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Metrô anunciou nesta sexta-feira (24/11) o esquema de funcionamento até o fim da greve dos servidores. De segunda a sábado, das 6h às 8h45 e das 16h45 às 19h30, 18 dos 24 terminais estarão em operação. Fora dos horários de pico, 12 estações vão abrir.

Aos domingos, o passageiro poderá embarcar, durante todo o dia, em nove pontos: Central, Shopping, Guará, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Furnas e Samambaia.

As estações 102 Sul, Asa Sul, Concessionárias, Guariroba, Ceilândia Norte e Samambaia Sul ficarão fechadas até que os metroviários voltem ao trabalho integralmente.

Devido à paralisação dos metroviários, ficou decidido que as faixas exclusivas para ônibus na EPTG e na EPNB serão liberadas para veículos durante toda a greve.

Uma decisão judicial determinou a circulação de pelo menos 75% dos trens durante os horários de pico.

Metrô-DF

 

Falta de efetivo mínimo
Em nota, o Metrô-DF reclama do movimento dos grevistas. “Em sistemas com a complexidade como o do Metrô torna-se inviável operar sem estratégias previamente definidas, não cabendo improvisos. A falta de um efetivo mínimo torna inviável a abertura de todas as estações e a adequada operação do sistema.”

Com essa operação, a estatal afirma que será possível garantir a segurança dos passageiros, mesmo sem o efetivo integral.

A greve não deve terminar enquanto o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) não der uma sentença sobre o assunto. O GDF não apresentou propostas aos grevistas, que exigem o cumprimento do acordo salarial de 2015. Trata-se de 8,4% de reajuste e convocação dos aprovados em concurso.

O Sindicato dos Metroviários classificou o cronograma divulgado pelo GDF como um “grave descumprimento” à decisão do TRT, por impedir usuários de vários pontos de ficarem impedidos de utilizar o serviço. “Mais uma vez, a direção da empresa utiliza-se de má fé sob a alegação de insegurança para fechar as estações, numa tentativa de justificar o descumprimento à liminar anterior que determinava o funcionamento de 60% nos horários de vale (fora dos períodos de pico).”

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?