metropoles.com

Rodoviários fazem paralisação na quarta (16/12) para reivindicar mais segurança

Índices de violência nos coletivos do DF aumentaram consideravelmente nos últimos meses. Profissionais ficarão de braços cruzados na manhã de quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Maíra de Deus Brito/Metrópoles
Falta ônibus no Cruzeiro
1 de 1 Falta ônibus no Cruzeiro - Foto: Maíra de Deus Brito/Metrópoles

O número de roubos a coletivos no DF teve aumento de 34% em novembro comparado com o mesmo mês do ano passado. Foram 256 ocorrências no último mês, contra as 191 registradas no período em 2014, segundo dados da Polícia Militar. Por isso, os trabalhadores da área planejam paralisar as atividades em protesto contra a falta de segurança.

Na página do sindicato dos rodoviários do Distrito Federal (Sittrater-DF) no Facebook, os profissionais são convocados para cruzarem os braços das 4h às 8h da manhã desta quarta-feira (16/12). Segundo o informe, o ato faz parto de uma manifestação nacional por melhorias nas condições de trabalho no setor.

Desaprovação
Apesar da motivação se basear em situações reais, nem todos trabalhadores consideram que a paralisação seja o melhor meio de manifestação. Na própria página do Sittrater, os rodoviários acusam o sindicato de usar os problemas da classe para estimular um ato que possa ser confundido com as manifestações contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, programados para o mesmo dia.

Os comerciantes também desaprovam a medida. Segundo Adelmir Santana, do Fecomercio, a ação ocorrerá em momento inoportuno. “Sei que os motivos são justos, mas essa paralisação às vésperas do Natal prejudicará o comércio na sua data mais importante, justamente quando estamos tentando recuperar a queda nas vendas e fazendo um esforço gigantesco para criar vagas de trabalho temporárias”, afirmou. “Além disso, a paralisação está marcada para o início da manhã, impedindo que as pessoas consigam ir trabalhar e que os consumidores façam as suas compras”, completou o representante da instituição, que divulgará uma nota de repúdio ao ato.

Operação policial
Nesta quarta (16), a Polícia Militar lança a Operação Coletivos, para coibir a prática de crimes nos transportes públicos e pontos de ônibus. A presença policial será intensificada, bem como abordagens e revistas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?