metropoles.com

Projeto amplia de cinco para oito anos idade máxima de carros da Uber

Audiência pública realizada segunda-feira (12/3) na CLDF debateu a possibilidade de permitir veículos mais velhos nas ruas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
260617-FM-App-uber-005_1
1 de 1 260617-FM-App-uber-005_1 - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Depois das mudanças em São Paulo a respeito da idade dos veículos de transporte de passageiros por meio de aplicativos para smartphones, o Distrito Federal também pode aderir à medida. Hoje, os carros que prestam serviço para empresas como Uber, Cabify e 99 não podem ter mais que cinco anos. Mas um projeto que tramita na Câmara Legislativa aumenta para oito anos esse tempo.

A proposta, de autoria do deputado Israel Batista (PV), está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e o assunto foi discutido em audiência pública na segunda-feira (12/3), na Câmara Legislativa.

“A imposição de uma idade máxima de cinco anos aos veículos é considerada prejudicial ao sistema, porque limita o acesso de quem quer dirigir com a plataforma e impacta sobretudo quem mais precisa de oportunidades de trabalho”, informou a Uber.

Em janeiro, um acordo firmado entre as empresas e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMT) da cidade de São Paulo possibilitou que motoristas cadastrados em serviços de transporte por aplicativos a partir de 6 de julho de 2017 poderiam usar carros com até sete anos e meio de fabricação. Antes dessa data, a exigência de cinco anos se manteve.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?