metropoles.com

Presidente do Metrô: novas estações aumentarão número de passageiros

Ribeiro assume a chefia da empresa com três intervenções iniciadas pelo governo anterior: a construção de três estações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo Barros/Divulgação
Handerson
1 de 1 Handerson - Foto: Paulo Barros/Divulgação

Escolhido pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), Handerson Cabral Ribeiro recebeu oficialmente o cargo de presidente da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) nesta quarta-feira (9/1). Ele passa a ocupar a função exercida nos últimos quatro anos por Marcelo Dourado.

O novo chefe do Metrô-DF afirmou que manterá todos os projetos que o órgão tem feito, “especialmente as novas estações”. Ribeiro assume a chefia da empresa pública com três obras iniciadas pelo governo anterior: dos terminais da 110 Sul, 106 Sul, e Estrada Parque, em Águas Claras.

“São 160 mil pessoas usando o sistema metroviário diariamente. Com os novos terminais, podemos atingir 200 mil pessoas”, disse.

O presidente do Metrô-DF fará vistoria nos canteiros de obras com o diretor-técnico, Luiz Carlos Tanezini, nesta sexta-feira (11). A previsão do governo anterior é de que as estações sejam entregues em abril – antes, seria em dezembro –, mas o prazo pode ser alterado após a análise feita pela nova gestão.

Novo presidente
Em um auditório lotado de autoridades e servidores do Metrô-DF, Ribeiro pontuou que a companhia precisa de novas fontes de recurso e melhorias no serviço prestado. “Temos responsabilidade de pensar em alternativas para trazer mais receita e eficiência.”

O relacionamento de Ribeiro com o governo federal, do qual é funcionário concursado e ocupou cargos de confiança, é considerado importante pelo Executivo local, principalmente para angariar recursos da União, como lembrou o vice-governador do DF, Paco Britto (Avante).

O número dois do Palácio do Buriti fez um alerta sobre a saúde financeira do GDF: “Brasília não está esse mar de rosas como estão falando”, frisou.

Quando três homens levantaram uma faixa sobre os aprovados no concurso do metrô, Paco pediu paciência. “[Esse assunto] Será olhado com certeza absoluta. Abaixem a faixa porque vocês serão lembrados”, solicitou. Logo após o pedido, o cartaz foi recolhido.

Na cerimônia estiveram presentes, também, o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro; de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras; a deputada federal eleita Celina Leão (PP); e o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Fernando Leite.

Expansão
A equipe tem trabalhado para a expansão do sistema metroviário para Samambaia, Ceilândia e Asa Norte, segundo Ribeiro. A única proposta que começou a andar rumo às obras foi a de Samambaia, da qual o Tribunal de Contas do DF (TCDF) pediu revisão na licitação. “O Tanezini está com essa responsabilidade de verificar todos os itens e fazer as adaptações necessárias”, assinalou.

O gestor afirmou que o Metrô-DF está fazendo trabalho prévio para garantir recursos para levar os trilhos até a Galeria do Trabalhador, na Asa Norte. “O número final de quanto custará eu ainda não tenho e não temos previsão de quando começa porque nós precisamos ainda buscar o recurso”, ponderou.

Além de expandir o sistema atual, a companhia ainda tem três projetos de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), segundo o presidente do Metrô-DF. Ribeiro explicou que a proposta está em busca de financiamento. “É um transporte acessório importante ao metrô. Os projetos estão aqui. O recurso a gente vai trabalhar juntamente com o governador Ibaneis e o secretariado para buscá-los.”

Perfil
A cúpula do Metrô-DF será encabeçada por Handerson Cabral Ribeiro, engenheiro civil pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pós-graduado em gestão da administração pública pela Universidade Castelo Branco (UCB). Ele ocupava a presidência da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

Servidor público federal, Ribeiro ascendeu ao posto mais alto da empresa por indicação do ex-ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil Valter Casimiro Silveira, em abril de 2018.

O próximo presidente do Metrô-DF também foi superintendente de Licitações e Contratos da Valec entre 2014 e 2015 e superintendente regional de Goiás e do Distrito Federal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) entre 2012 e 2014. Antes, exerceu a função de gerente de Projeto do Ministério dos Transportes entre 2011 e 2012.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?