metropoles.com

Passageiros encontram metrô lotado na manhã desta terça-feira

Os metroviários decretaram greve por tempo indeterminado. Faixas exclusivas nas pistas foram liberadas e as paradas de ônibus amanheceram lotadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Quem precisou usar o metrô na manhã desta terça-feira (14/6) enfrentou vagões lotados e demorou mais do que habitual para chegar ao trabalho. Cerca de 16 trens (do total de 24) circulam em 12 estações até as 9h. O tempo de espera entre as composições é de oito minutos, quase o dobro do tempo normal. O serviços serão suspensos e retornam às 17h. As alterações foram feitas depois que os metroviários decretaram greve por tempo indeterminado. A categoria reivindica a contratação de mais servidores.

A movimentação na estação Águas Claras, por exemplo, foi intensa durante a manhã. Os condutores dos trens trafegavam em baixa velocidade.  “Hoje, eu não peguei metrô. Estou esperando um familiar que teve de vir mais cedo por conta desse horário de funcionamento. Para o transporte é péssimo, mas eles estão reivindicando o direito deles”, disse a autônoma Graça Almeida de 48 anos.

“Essa greve é ruim porque queremos chegar mais cedo em casa. Mesmo com o metrô funcionando no horário de pico, o vagão vem lotado e acabamos tendo que esperar o próximo”, disse Francisca Pires de Carvalho, 41.

Enquanto durar a paralisação, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) liberou as faixas exclusivas do Setor Policial Sul e da W3 Sul e W3 Norte. Elas estarão livres a partir das 6h desta terça. O Departamento de Estrada de Rodagens do DF (DER-DF) fez o mesmo: as faixas exclusivas da EPTG e da EPNB também estarão liberadas para outros veículos a partir das 6h.

Apesar de liberada, houve o registro de engarrafamentos, principalmente na EPNB. Os pontos de ônibus também amanheceram lotados.

Graça Almeida, 48 anos, autônoma
Francisca Pires de Carvalho, 41 anos

 

O Metrô-DF reconhece que há hoje um déficit de 670 trabalhadores. Alega que não tem como contratar mais funcionários, uma vez que não há orçamento disponível. A empresa informou manter o diálogo com os servidores para tentar chegar a um acordo e acabar com a greve.

Confira o esquema de funcionamento do metrô durante a greve:
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 9h, e das 17h às 20h30.

MANHÃ
» Embarque e desembarque:
Central, Galeria, Shopping, Guará, Águas Claras, Relógio, Ceilândia Sul, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Taguatinga Sul, Furnas e Terminal Samambaia.

» Apenas desembarque:
102 Sul, 108 Sul, 112 Sul, 114 Sul, Asa Sul, Feira, Arniqueiras, Concessionárias, Samambaia Sul, Centro Metropolitano, Guariroba e Ceilândia Norte.

TARDE
» Embarque e desembarque:
Central, Galeria, 108 Sul, 112 Sul, Shopping, Guará, Águas Claras, Relógio, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Furnas e Terminal Samambaia.

» Apenas desembarque:
102 Sul, 114 Sul, Asa Sul, Feira, Arniqueiras, Concessionárias, Centro Metropolitano, Ceilândia Sul, Guariroba, Ceilândia Norte, Taguatinga Sul e Samambaia Sul.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?