Passageiros encontram metrô lotado na manhã desta terça-feira
Os metroviários decretaram greve por tempo indeterminado. Faixas exclusivas nas pistas foram liberadas e as paradas de ônibus amanheceram lotadas
atualizado
Compartilhar notícia
Quem precisou usar o metrô na manhã desta terça-feira (14/6) enfrentou vagões lotados e demorou mais do que habitual para chegar ao trabalho. Cerca de 16 trens (do total de 24) circulam em 12 estações até as 9h. O tempo de espera entre as composições é de oito minutos, quase o dobro do tempo normal. O serviços serão suspensos e retornam às 17h. As alterações foram feitas depois que os metroviários decretaram greve por tempo indeterminado. A categoria reivindica a contratação de mais servidores.
A movimentação na estação Águas Claras, por exemplo, foi intensa durante a manhã. Os condutores dos trens trafegavam em baixa velocidade. “Hoje, eu não peguei metrô. Estou esperando um familiar que teve de vir mais cedo por conta desse horário de funcionamento. Para o transporte é péssimo, mas eles estão reivindicando o direito deles”, disse a autônoma Graça Almeida de 48 anos.“Essa greve é ruim porque queremos chegar mais cedo em casa. Mesmo com o metrô funcionando no horário de pico, o vagão vem lotado e acabamos tendo que esperar o próximo”, disse Francisca Pires de Carvalho, 41.
Enquanto durar a paralisação, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) liberou as faixas exclusivas do Setor Policial Sul e da W3 Sul e W3 Norte. Elas estarão livres a partir das 6h desta terça. O Departamento de Estrada de Rodagens do DF (DER-DF) fez o mesmo: as faixas exclusivas da EPTG e da EPNB também estarão liberadas para outros veículos a partir das 6h.
Apesar de liberada, houve o registro de engarrafamentos, principalmente na EPNB. Os pontos de ônibus também amanheceram lotados.
O Metrô-DF reconhece que há hoje um déficit de 670 trabalhadores. Alega que não tem como contratar mais funcionários, uma vez que não há orçamento disponível. A empresa informou manter o diálogo com os servidores para tentar chegar a um acordo e acabar com a greve.
Confira o esquema de funcionamento do metrô durante a greve:
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 9h, e das 17h às 20h30.
MANHÃ
» Embarque e desembarque:
Central, Galeria, Shopping, Guará, Águas Claras, Relógio, Ceilândia Sul, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Taguatinga Sul, Furnas e Terminal Samambaia.
» Apenas desembarque:
102 Sul, 108 Sul, 112 Sul, 114 Sul, Asa Sul, Feira, Arniqueiras, Concessionárias, Samambaia Sul, Centro Metropolitano, Guariroba e Ceilândia Norte.
TARDE
» Embarque e desembarque:
Central, Galeria, 108 Sul, 112 Sul, Shopping, Guará, Águas Claras, Relógio, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Furnas e Terminal Samambaia.
» Apenas desembarque:
102 Sul, 114 Sul, Asa Sul, Feira, Arniqueiras, Concessionárias, Centro Metropolitano, Ceilândia Sul, Guariroba, Ceilândia Norte, Taguatinga Sul e Samambaia Sul.