metropoles.com

Motoristas do Uber param por 24 horas e prometem novos protestos no DF

Profissionais reclamam do valor repassado pela empresa e estão insatisfeitos com o grande número de veículos registrados para oferecer o serviço na cidade. Manifestação reuniu cerca de 100 condutores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
protesto uber
1 de 1 protesto uber - Foto: Arquivo pessoal

Cerca de cem motoristas do aplicativo Uber, segundo a categoria, aderiram à paralisação do serviço por 24 horas nesta segunda-feira (28/3) e participaram, no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha, de uma manifestação de protesto por uma melhor remuneração. De acordo com os condutores ouvidos pelo Metrópoles, devem ser realizadas novas paralisações nos próximos dias. No entanto, as datas ainda não foram marcadas.

Os profissionais reclamam do valor das taxas cobradas dos usuários, que eles consideram baixas, principalmente na modalidade UberX, e consequentemente o repasse abaixo do esperado pelos serviços prestados. Eles também estão insatisfeitos com o grande número de veículos que vêm sendo registrados pelo aplicativo no DF, e acreditam que a situação pode piorar devido à concorrência dentro do próprio Uber.

“Com os constantes aumentos da gasolina, nosso lucro tem sido muito pequeno. Está difícil para quem vive exclusivamente da renda do Uber”, explica um motorista que não quis se identificar. O ato também ocorre em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Goiânia, Brasília, Porto Alegre e Campinas.

Em nota, a empresa afirma que mais de 10 mil motoristas se cadastraram ao Uber nas maiores cidades do país e que a porcentagem de condutores insatisfeitos representa uma pequena parte dos profissionais.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do aplicativo, “a Uber melhorou a experiência dos motoristas com flexibilidade, mais oportunidades econômicas e canais de comunicação. Qualquer um pode falar com a Uber a qualquer momento e existe uma série de formas de os motoristas parceiros nos acionarem para falar de suas preocupações”.

O ato ocorre no mesmo momento em que a Comissão de Orçamento e Finanças (Ceof) da Câmara Legislativa analisa o relatório do deputado Professor Israel (PV) sobre a regulamentação do Uber no DF. A proposta, contudo, ainda tem um longo caminho a percorrer antes de ir a plenário para votação, passando por todas as comissões da Casa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?