metropoles.com

Metrô recorre à Justiça para manter funcionamento neste domingo

Funcionários decidiram paralisar as atividades por risco aos passageiros e servidores, já que os ânimos estarão “acirrados” e não haveria efetivo suficiente para garantir segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
metrô, impeachment
1 de 1 metrô, impeachment - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Metrô do Distrito Federal recorreu à Justiça para manter o funcionamento do sistema neste domingo (17/4). A empresa anunciou um horário especial (das 11h às 23h) para atender os manifestantes que pretendem ir à Esplanada dos Ministérios, mas o servidores decidiram paralisar as atividades alegando insegurança no sistema. A empresa trabalha com a possibilidade de liberar as catracas e reduzir o número de estações caso não haja funcionários suficientes.

Segundo o Sindicato dos Metroviários (SindMetrô), o quantitativo de servidores é insuficente para garantir o funcionamento sem colocar em risco a segurança dos passageiros e trabalhadores. A categoria teme que em função dos “ânimos acirrados”, a operação possa ficar comprometida.

“No Carnaval, o Metrô fez isso. Os metroviários assumiram a possibilidade de trabalhar sob esquema de segurança. O governo disse que iria implantar um esquema de segurança, e mesmo assim, foi aquele caos. Uma pessoa foi esfaqueada, trens foram depredados, funcionários foram arrancados da cabine”, afirmou Ronaldo Amorim, diretor do sindicato. “Agora prometeram o mesmo plano, e não queremos chegar na segunda-feira com outro velório.”

Reprodução

 

Ao anunciar o horário especial, o Metrô destacou que a partir das 20h, somente a estação Central (Rodoviária do Plano Piloto) ficará aberta para embarque e desembarque. Todas as 23 demais ficarão abertas apenas para desembarque.

“Temos a consciência de que domingo é um dia histórico para o nosso país, mas, com os ânimos acirrados em ambos os lados nesta delicada situação política, não podemos sacrificar a integridade física e psicológica dos colegas de trabalho, nem dos usuários. A nossa intenção não é prejudicar mas, sim, resguardar toda a população”, completou Amorim.

A assessoria do Metrô informou que só vai se manifestar oficialmente depois de a Justiça se pronunciar.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?