metropoles.com

Metrô funciona com 15 dos 24 trens na manhã desta terça (3/11). Movimento é reduzido

Já nas vias de acesso ao Plano Piloto, fluxo de veículos é maior do que em dias normais. Muitos passageiros tiraram o carro da garagem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Ao contrário do anunciado pelo Sindicato dos Metroviários (SindMetrô), o metrô está funcionando nesta terça-feira (3/11) com 15 dos 24 trens. O intervalo entre cada viagem está em 10 minutos. A previsão inicial da categoria, que deflagrou uma greve na madrugada, era de que apenas sete vagões funcionassem. Nas estações, o movimento de pessoas foi reduzido durante a manhã, já que muitos passageiros, sabendo da paralisação, sequer tentaram pegar o transporte.

Por volta das 7h40, o fluxo de pessoas aumentou e alguns trens chegaram a circular lotados. Mas às 8h40, embora as estações estivessem cheias, os passageiros conseguiam entrar nos vagões sem dificuldades.

aa863662-211e-4a49-bc97-24dd5c3cedf8
Passageiro passou mal no vagão e foi atendido na Estação Galeria 

Um trem apresentou falha nos freios por volta das 9h30. Houve fumaça devido ao atrito com o trilho, porém, sem chamas. A composição seguia para a estacão Central, na Rodoviária, quando os passageiros apertaram o botão de emergência na estacão Galeria. Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, um passageiro estava passando mal e foi atendido por uma equipe do Samu.

Trânsito
A paralisação parcial dos metroviários teve reflexos nas paradas de ônibus e nas principais vias de acesso à área central de Brasília. O fluxo de veículos nas estradas parques Taguatinga (EPTG), Núcleo Bandeirante (EPNB) e na Estrutural o movimento é intenso, maior do que em dias normais.

Brasília(DF), 03/11/2015 - greve dos metroviarios - transito na eptg . Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Na EPTG, fluxo de veículos acima do normal. Reflexo da greve do metrô

 

Algumas estações foram abertas às 6h com a catraca livre (sem cobrança de passagem), caso da estação Praça do Relógio, em Taguatinga, por falta de funcionários. Mas, segundo a assessoria de imprensa do Metrô-DF, a situação se regularizou por volta das 6h40. Porém, na estação de Furnas, em Samambaia, os funcionários da bilheteria não foram ao trabalho e para não dar confusão, as catracas foram liberadas.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Estação Águas Claras foi aberta às 6h e o movimento foi reduzido, sem problemas

 

Surpresa com estações fechadas
O vendedor Martinho Gomes, 33 anos, foi pego de surpresa com a greve dos metroviários: “Fui para estacão Arniqueiras, que é perto da minha casa aqui em Águas Claras, mas lá não estava embarcando. Gastei mais R$ 3 para chegar até a estacão Águas Claras. Apesar da greve, acho que o fluxo de passageiros está tranquilo, uma vez que muitos devem ter tirado o carro da garagem.”

Manoela Pires, de 23 anos, trabalha como coordenadora em uma escola da Asa Norte. Ela conta que sabia da greve e acordou mais cedo, mas foi pega de surpresa ao dar de cara com a estação Concessionária, em Águas Claras, fechada para o embarque. “Por sorte, minha mãe pode me trazer para um terminal aberto para o embarque. Agora, é torcer para conseguir entrar em algum trem e seguir até a rodoviária. De lá ainda tenho que esperar outro ônibus”, disse.

 

Brasília(DF), 03/11/2015 - greve dos metroviarios . Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Nas paradas, muita gente esperando o ônibus, já que metade das estações amanheceu fechada

 

Paradas cheias
Acostumada a usar o metrô para trabalhar, a faturista Érica Alves, 23 anos, optou por ir de ônibus ao trabalho nesta terça. “Pensei que as estações estariam lotadas. Apesar do metrô ser mais rápido, achei melhor prevenir e chegar no horário certo no trabalho”, justifica.

O estudante Guilherme Braz, 23, amanheceu pensando na volta do trabalho: “Geralmente, volto do trabalho para Taguatinga de metrô, mas no fim do dia deve ficar um caos, vou acabar voltando de ônibus mesmo”.

Reivindicações
Os metroviários decidiram pela paralisação em assembleia no dia 25 de outubro. A categoria reivindica a contratação de mais servidores. “O GDF precisa convocar os aprovados no último concurso. Hoje, temos um excesso de comissionados na empresa, isso é fruto de favores de campanha”, alega o diretor do sindicato Quintino dos Santos.

Os servidores cobram, ainda, o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), assinado em março deste ano, com a proposta de correção salarial a partir de outubro e pagamento dos retroativos no começo do próximo ano.

Em relação aos comissionados, a assessoria do Metrô esclarece que a empresa tem 1.069 empregados. Desse total, 114 vagas são destinadas a livre provimento, sendo 57 para funcionários da casa que receberem função comissionada e 57 para pessoas sem vínculo. Dessas 57, 52 estão ocupadas.

O Metrô-DF informa que apenas 12 das 24 estações estarão abertas. Confira a lista:

Estações abertas para Embarque/Desembarque
Estação Central (Rodoviária)
Estação Galeria
Estação 112 sul
Estação Park Shopping
Estação Guará
Estação Águas Claras
Estação Praça do Relógio
Estação Ceilândia Sul
Estação Ceilândia Centro
Estação Terminal Ceilândia
Estação Furnas
Estação Terminal Samambaia

 

Estações abertas para Desembarque
Estação 102 Sul
Estação 108 Sul
Estação 114 Sul
Estação Asa Sul
Estação Feira
Estação Arniqueiras
Estação Concessionárias
Estação Taguatinga Sul
Estação Samambaia Sul
Estação Guariroba
Estação Centro Metropolitano
Estação Ceilândia Norte

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?