Mesmo com greve, Metrô abre as 24 estações nesta segunda-feira
O funcionamento de ao menos 18 trens está garantido pela Companhia do Metropolitano nos horários de pico. Paralisação continua
atualizado
Compartilhar notícia
Os usuários do Metrô terão pelo menos 18 trens rodando nos horários de pico, nesta segunda-feira (12/11). Das 6h às 10h e das 16h30 às 20h30, as 24 estações estarão abertas mesmo diante da greve dos metroviários, iniciada na última quinta-feira (9/11). Os servidores da Companhia do Metropolitano do DF interromperam a paralisação neste domingo (12) para atender os estudantes que fariam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas o movimento será retomado nesta segunda.
Os 18 trens representam 75% da frota e são a garantia dada pelo Metrô, apesar de decisão judicial exigir 90% de funcionamento. Embora não tenha cumprido até agora, o Sindicato dos Metroviários (Sindmetrô) afirma que manterá a atividade nos horários de maior fluxo de pessoas. “Colocaremos o quantitativo necessário, mas a decisão de fechar as estações nos últimos dias foi do Metrô. Eles alegaram que não mandamos uma lista, mas isso não ocorreu”, afirmou o secretário de Assuntos Jurídicos do sindicato, Leandro Santos.
Em acordo durante audiência de conciliação na tarde da última sexta-feira (10/11), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-10ª), ficou decidido que a greve continuava. O GDF não apresentou proposta à categoria e repetiu o discurso de que não há dinheiro em caixa para atender aos pleitos da categoria.Os servidores não abrem mão de ter suas reivindicações — reajuste salarial e contratação de concursados — atendidas. O juiz Pedro Foltran deu prazo até segunda-feira (13) para o Sindmetrô apresentar defesa e se manifestar sobre requerimento feito pelo GDF para que a paralisação seja considerada abusiva e ilegal. Já a Metrô-DF terá até a quinta (16) para réplica. Além disso, o Executivo se comprometeu a apresentar proposta de cronograma para nomeação de aprovados no concurso público.
Neste domingo, o Sindimetrô divulgou uma nota sobre a paralisação. Confira:
O Sindmetrô/DF informa a todos que nesta segunda-feira, dia 13, os funcionários retomarão a greve. O quantitativo de funcionários será o mesmo estabelecido nos dias 9 ,10 e 11 de novembro, porém a iniciativa de fechar as estações, vem do Metrô.
Entendemos a necessidade da população em usar o transporte e um transporte de qualidade e segurança, por isso nos colocamos sempre à disposição do GDF e Metrô/DF para negociação, mas, infelizmente, não recebemos nenhuma proposta de cumprimento do acordo firmado em 2015.
Estamos aguardando uma resposta na luta por nossos direitos e preocupados com as pessoas que dependem do Metrô, que sofrem junto com a categoria pela falta de proposta para nomeação dos aprovados no concurso de 2014, no número acordado e necessário para a melhoria da prestação de serviço no metrô, por parte do Governo, causando um problema que atinge toda a população usuária do sistema.
Estamos ansiosos para retomar nosso trabalho, para continuar prestando um serviço de excelência a todos, mas precisamos recorrer ao uso dos nossos direitos para atendimento das reivindicações de cumprirem com o compromisso assumido com a categoria, há quase três anos atrás, para que possamos trabalhar mais tranquilos e possamos sofrer menos com a situação de descaso e desrespeito aos trabalhadores e ao transporte metroviário.
População, estamos sofrendo junto com vocês! Já perdemos durante 30 meses e não podemos aceitar nenhum direito a menos! Metroviários, continuemos na luta! Que todos possam nos entender e lutar, juntos, por uma vida mais digna e um Estado melhor. Somos todos cidadãos! Juntos somos mais fortes!