metropoles.com

Mesmo com decisão judicial, metroviários mantêm greve

Categoria afirma que ainda não foi notificada de liminar que determina o funcionamento de 90% da frota

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Greve dos metroviários – Brasília(DF), 15/08/2016
1 de 1 Greve dos metroviários – Brasília(DF), 15/08/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Após assembleia na noite desta quarta-feira (8/11), os metroviários do DF decidiram manter a greve marcada para começar nesta quinta-feira (9). No início da noite, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) concedeu liminar que determinava a circulação de 90% dos trens do Metrô-DF nos horários de pico e 60% nos demais períodos até o fim de paralisação. A categoria, no entanto, afirma que não foi notificada oficialmente e pretende manter o funcionamento de apenas 30% da frota.

“Durante a reunião de hoje, pudemos ver que os servidores estão bem decididos. Como a determinação da Justiça foi divulgada pela mídia, alguns companheiros já sabiam e ainda assim a maioria decidiu por manter a paralisação. É hora de ir para o tudo ou nada”, afirma a diretora do Sindicato dos Metroviários do DF (Sindmetro-DF), Renata Strafacci.

A decisão da categoria contaria a liminar concedida pelo TRT-10 nesta segunda (8), fruto de um pedido de dissídio coletivo ajuizado pela Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF).

A Justiça determinou que, além de operar com 90% dos funcionários e da frota nos horários de pico – 6h às 10h e 16h30 às 20h30 – e 60% nos demais, o metrô deve funcionar com 100% dos trens no próximo domingo (12), quando ocorre a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A determinação prevê ainda o pagamento de multa diária de R$ 100 mil pelo Sindmetrô-DF, em caso de descumprimento da decisão.

Ao conceder a liminar, o desembargador Pedro Luís Vicentin Foltran ressalta a importância do metrô no deslocamento dos brasilienses e o alto número de passageiros que utilizam a modalidade diariamente. “Assim, como já decidido em dissídios coletivos anteriores, a situação exige que se imprima o equilíbrio entre o direito constitucional à greve com a prestação de serviços essenciais de forma segura, sem qualquer ameaça a outros direitos garantidos por lei”, afirma.

Decisão TRT – Metrô-DF by Metropoles on Scribd

Greve
A greve dos metroviários foi aprovada em assembleia da categoria no último domingo (8). Os servidores reivindicam recomposição salarial no valor da inflação e a nomeação de mais de 600 aprovados em concurso. Após a última paralisação da categoria, em 2015, o GDF se comprometeu a cumprir as medidas. No entanto, segundo os metroviários, o acordo não foi respeitado.

O GDF, por sua vez, afirma que não há dotação orçamentária para a concessão de reajustes e a nomeação de servidores. Na sexta (10), às 15h, ambas as partes devem se encontrar em audiência de conciliação mediada pelo TRT-10.

Após a divulgação da liminar, a Secretaria de Mobilidade do DF (Semob-DF) informou que, mesmo com a determinação, “manterá um esquema especial que prevê o reforço da frota com mais 26 linhas que passam paralelas às estações saindo de Samambaia, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia e Guará. Além disso, a população contará com 67 veículos a mais, sendo 51 articulados e 16 padrons”.

Ainda de acordo com a pasta, nesta quinta (9), o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) vão avaliar se liberam ou não as faixas exclusivas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?