metropoles.com

GDF tem dez dias para explicar aumento das passagens de ônibus e de metrô

Decisão foi tomada por juiz do TJDFT a partir de uma ação popular

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O juiz substituto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Fabrício Dornas Carata intimou o Governo local a se explicar sobre o aumento das tarifas do transporte público. De acordo com decisão tomada na última quinta-feira (15/10), o Buriti tem dez dias para justificar a elevação das passagens para até R$ 4, desde setembro.

Ao Metrópoles, a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) informa que “ainda não foi notificada da ação, mas prestará as informações no prazo solicitado”.

A intimação foi provocada por uma ação popular movida pelo defensor público federal Kléber Vinicius de Melo, na condição de cidadão, em 7 de outubro. No processo, ele questiona os motivos do aumento e os dados divulgados nas propagandas institucionais do governo. A ação também pede a divulgação das planilhas de custo usadas como base para a decisão.

Reprodução
Decisão do juiz substituto Fabrício Dornas Carata, do TJDFT

Na época, o GDF justificou o reajuste afirmando que os valores das passagens de ônibus eram os mesmos desde 2006 e as do metrô, desde 2009.

Kléber argumenta, entretanto, que os reajustes das tarifas técnicas foram “abusivos” e “muito acima da inflação”. A tarifa técnica é o valor pago às empresas por pessoa transportada. Ela é dividida em duas partes: tarifa pública (que é paga pelo passageiro) e subsídio (que é pago pelo governo).

Arquivo Pessoal
O defensor público Kléber Vinicius de Melo entrou com uma ação popular contra o aumento da passagem

Segundo o defensor, a ação popular foi motivada por queixas de pessoas assistidas pela Defensoria Pública da União, que relataram dificuldades em se locomover diante do aumento. “É o que eu chamo de inacessibilidade indireta — ou inacessibilidade ricochete”, explica. Em uma tarde, ele reuniu mais de 500 pessoas para subscreverem o documento. Na opinião do autor da ação, a decisão judicial é uma sinalização positiva.

Essa decisão dá uma orientação de que o juiz decidirá ouvindo todas as partes, mas que ele parece estar inclinado a entender que a medida é, de fato, abusiva e a propaganda veiculada, enganosa

Kléber Vinicius de Melo, defensor público federal
Desde o anúncio do aumento das passagens, o Movimento Passe Livre e outros grupos têm realizado manifestações contra o aumento. A próxima está prevista para 23 de outubro, às 17h, na Praça do Caic, em São Sebastião.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?