metropoles.com

Joe entrega documentação ao MP e Wasny entra com ação contra reajuste

Presidente da CLDF pediu ao MPDFT que interceda contra o aumento das tarifas. Já o distrital do PT protocolou ação popular contra o aumento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Jabur/Agência Brasília
onibus df
1 de 1 onibus df - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), entregou ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), na tarde desta sexta-feira (27/1), todos os estudos realizados pela CLDF sobre o aumento das passagens de ônibus e metrô. Em reunião com o procurador-geral do DF, Leonardo Bessa, Joe sugeriu que o órgão entre com ação na Justiça para tentar suspender os aumentos das passagens do transporte público até que o mérito da questão seja julgado na Justiça.

Neste sábado (28), os preços vão subir porque, no último dia 24, os desembargadores do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) votaram a favor da ação direta de inconstitucionalidade (ADI) do GDF pedindo o retorno do aumento nas tarifas, aplicado em 2 de janeiro. No dia 12, a Câmara Legislativa sustou o reajuste, mas 15 magistrados consideraram irregular o decreto legislativo que sustou o ato do Executivo.

No entanto, na ocasião, só foi dada liminar sobre o instrumento usado pelos deputados para reverter o aumento. O julgamento de mérito ainda ocorrerá, e Joe Valle acredita que as tarifas só deveriam subir novamente após a decisão final. Para ele, a documentação entregue ao MPDFT aponta alternativas para o setor. “Fazemos, mais uma vez, um apelo ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB) para que suspenda os reajustes e para que possamos, junto com a população, discutir soluções definitivas para o transporte público”, afirmou o presidente da Câmara Legislativa.

Ação popular
O deputado Wasny de Roure (PT) e o presidente do PT-DF, Roberto Policarpo, também protocolaram, na tarde desta sexta-feira (27), uma ação popular contra o reajuste das tarifas, que chegou a 25% no caso de linhas longas e do metrô. O distrital classifica o aumento de “abusivo”.

Suzane Durães/Divulgação
Joe Valle entrega documentação a Leonardo Bessa

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?