Homem é flagrado pela 12ª vez fazendo transporte pirata no DF. Vídeo
Veículo foi abordado no Eixão Norte, depois de buscar passageiros na Rodoviária do Plano Piloto
atualizado
Compartilhar notícia
Por uma vez na terça-feira (26/2) e duas vezes nesta quarta (27), um motorista de van foi flagrado fazendo transporte pirata pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A última abordagem do dia foi a 12ª realizada no mesmo veículo.
Desta vez, os policiais pararam o automóvel no Eixão Norte, na altura da SQN 105. Além da ilegalidade, foi observada a superlotação. A van tinha capacidade para 16 pessoas, mas levava 23 no momento do flagrante.
O motorista havia pegado os passageiros na Rodoviária do Plano Piloto e seguia para Sobradinho. Segundo a PMDF, foi aplicada uma multa no valor de R$ 130 (infração média) e lavrado mais um termo circunstanciado por exercício ilegal da profissão.
Em fevereiro deste ano, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) decidiu, por unanimidade, que o transporte irregular de passageiros não é crime. Com a decisão, a infração passou a ser considerada contravenção penal.
Os magistrados consideraram, ainda, que “a conduta de realizar transporte irregular não caracteriza o crime do art. 328 do Código Penal – usurpação de função pública –, mas a contravenção penal do art. 47 da Lei das Contravenções Penais (LCP) – exercício irregular de profissão ou atividade econômica”.