metropoles.com

GDF prevê que obras do VLT na W3 começarão ainda em 2019

Foi publicado nesta segunda-feira (1º/4) termo de autorização que permite a elaboração do estudo de viabilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EDITORIA DE ARTE/METRÓPOLES
VLT
1 de 1 VLT - Foto: EDITORIA DE ARTE/METRÓPOLES

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) publicou, nesta segunda-feira (1º/4), um termo de autorização que permite a elaboração do estudo de viabilidade para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na W3. As empresas autorizadas terão até 120 dias para concluir os trabalhos. O melhor estudo, selecionado a partir de critérios técnicos, vai servir de base para a licitação do empreendimento por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Estima-se que as obras do VLT na W3 sejam concluídas em até 36 meses após a licitação. No entanto, esse período pode ser estendido, conforme prevê o estudo de viabilidade. A expectativa do Governo do Distrito Federal (GDF) é que a execução das obras na W3 comece ainda este ano.

Nove empresas manifestaram interesse em preparar o estudo, mas quatro ficaram de fora por não cumprirem exigências do edital. As selecionadas devem apresentar à Semob, até 18 de abril, um plano de trabalho detalhado com a descrição das atividades previstas. Também será necessário indicar o valor do ressarcimento pretendido para gastos com pessoal – inclusive encargos –, despesas gerais, custos administrativos e tributos.

A autorizada que tiver o estudo selecionado deverá prestar apoio à Semob no andamento do processo, incluindo a realização de ajustes e prestação de informações adicionais. Para realizar a avaliação e seleção dos estudos de viabilidade, será instituída uma comissão formada pela Semob e outros órgãos do Executivo local.

Antes da licitação, o projeto será apresentado à população por meio de audiência pública, assim como ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e demais órgãos de controle. Depois, a empresa vencedora poderá concorrer ao certame. Caso ela não vença, a ganhadora terá que pagar até 2,5% do valor total dos investimentos.

Conheça a lista das empresas e associações que foram autorizadas para desenvolver o estudo de viabilidade:

I – ATP Engenharia LTDA. / Headwayx Engenharia LTDA.;
II – BF Capital Assessoria em Operações Financeiras LTDA. / Serveng-Civilsan S/A Empresas Associadas de Engenharia / Trans Sistemas de Transporte LTDA. / Via Piracicabana S/A;
III – Quanta Consultoria LTDA./ Serviços Metroferroviários LTDA./ Bom Sinal Indústria e Comércio LTDA./ Engevix Engenharia e Projetos S.A/ RMS Engenharia LTDA. / Tecnifer Engenharia de Sistemas LTDA. / Loffler & Parente Projetos e Consultoria Empresarial LTDA.;
IV – Systra Engenharia e Consultoria LTDA./ Benvenuto Engenharia S/S LTDA.;
V – Via Engenharia S.A.

O projeto
A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na W3 prevê a ligação entre os terminais Asa Sul, Asa Norte e aeroporto com extensão de 22km. A capacidade do VLT é transportar quase 200 mil passageiros por dia. A nova tecnologia irá integrar ao metrô, BRT Sul e ao BRT Oeste. Os investimentos são estimados entre R$ 1 e R$ 1,5 bilhão, incluindo obras civis, material rodante, sistema de energia e sinalização. (Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?