Falha no sistema do DFTRans reduz acessos ao Passe Livre
De acordo com órgão, trata-se de “um erro no sistema em relação ao lançamento no número de acessos em alguns cartões”
atualizado
Compartilhar notícia
Reclamações sobre o funcionamento do sistema de Transporte Público do Distrito Federal (DFTrans) não é novidade. O transtorno da vez envolve uma redução no número de acessos do Passe Livre Estudantil (PLE). Os usuários reclamam que, na última terça-feira (8/5), as diárias foram cortadas da noite para o dia.
O aluno de ciências contábeis da Universidade de Brasília (UnB) Roberto Sousa, 23 anos, foi um dos afetados pela falha. Por dia, o jovem pega seis ônibus e gasta três horas para ir e voltar da instituição. Com a redução das diárias, de seis para quatro, o número será suficiente para apenas mais uma semana.O DFTrans confirmou o problema, e a previsão é de que seja resolvido até domingo (13). De acordo com o órgão, o transtorno foi causado por “erro de sistema em relação ao lançamento no número de acessos em alguns cartões do Passe Livre Estudantil”. Conforme prometeu a pasta, “a quantidade de acessos será restabelecida automaticamente, não havendo prejuízos aos estudantes”.
Ele conta que, em menos de um dia, o limite caiu de 90 para 28 – uma redução de quase 70% – , causando diversos transtornos ao estudante. “Ontem (quarto), ao pegar um ônibus, informado de que o limite tinha excedido. Minha sorte é que estava com dinheiro na mochila na hora”, relatou o acadêmico.
A aluna do curso de arquitetura e urbanismo da UnB Adriana Moreira, 25, teve o mesmo problema. Segundo ela, ao usar o benefício, percebeu que o número também havia mudado. “Quando fui passar, os meus 80 acessos restantes viraram 30. Minha irmã teve o mesmo problema e não sei se para ela será suficiente para a próxima semana”.