metropoles.com

Estudantes relatam novos problemas com o Passe Livre Estudantil

Após recadastramento, usuários afirmam que acessos foram reduzidos ou bloqueados sem justificativa. Site não permite que eles façam login para solicitar mais passes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Agência Brasília
Passe Livre Estudantil
1 de 1 Passe Livre Estudantil - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Menos de um mês depois de os estudantes desocuparem o posto do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) na Rodoviária do Plano Piloto, o Passe Livre Estudantil (PLE) voltou a trazer dor de cabeça aos beneficiários. A queixa é que, desde a última sexta-feira (1º/7), alunos com o cartão aprovado pelo órgão tiveram os acessos reduzidos ou bloqueados. E o site onde deveriam ser solicitados novos passes não completa o login dos usuários.

Em junho, cerca de 70 mil estudantes enfrentavam problemas no passe. À época, o governo afirmou que quem tivesse o cadastro aprovado no site não teria dificuldade para usar os ônibus no DF. Mas não foi bem o que ocorreu.

Leandro Montes, 18 anos, contou ao Metrópoles que teve o cadastro regularizado logo nos primeiros dias do prazo determinado pelo DFTrans. No entanto, ele, que teria direito a 84 acessos por mês, encontrou um saldo de apenas 54 passes na última sexta. “Não adianta me darem uma média de dois passes por dia. É como se eu fosse em um ônibus e voltasse em outro. E o caminho de Santa Maria para a Asa Sul não é direto. Precisaria de seis a cada dia, porque uso o BRT”, lamentou o estudante do 3º ano do ensino médio.

Para completar, ainda tem o sistema, que não funciona. O DFTrans disse que poderíamos realizar as consultar e solicitar mais acessos por meio do site, mas ele não carrega. No fim do mês, não vou ter o suficiente e terei que tirar do meu bolso, o que pesa demais.

Leandro Montes
2 imagens
1 de 2

De acordo com estudantes, página do Passe Livre Estudantil não completa o login dos usuários

Reprodução
2 de 2

Reprodução

 

Montes afirmou que tentou acessar o sistema das 23h30 de terça (5) às 3h desta quarta (6), sem sucesso, e que o próximo passo será acionar o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). “O secretário (de Mobilidade) está aí e não faz nada direito. A gente exige que o DFTrans faça algo com relação ao sistema. As pessoas que precisam de mais passes estão sendo prejudicadas”, defendeu o estudante.

Sobre o risco de os estudantes voltarem a ocupar o posto da Rodoviária, Montes revelou que o grêmio estudantil de seu colégio já está se mobilizando. Ele relatou que há um burburinho em torno da possibilidade.

Procurado, o DFTrans informou que todo o sistema está funcionando normalmente e que é importante observar se os alunos tiveram o cadastro aprovado, pois apenas nesse caso pode ser solicitada a ampliação de acessos. Até esta quarta (6), 253 mil estudantes fizeram o registro, sendo 192 mil aprovados. Do total, 10,2 mil usuários solicitaram um aumento no número de acessos e 6,5 mil conseguiram o benefício.

“A lei que regulamenta o Passe Livre Estudantil prevê a concessão de 54 viagens para cada estudante. Cada viagem significa todo o trecho percorrido entre a casa e a escola, o que pode demandar mais de um ônibus”, explicou, em nota, o órgão. Ainda de acordo com o DFTrans, cerca de 95% dos usuários utilizam apenas dois coletivo para fazer o percurso (um na ida e outro na volta).

“Foi comprovado que nem todos os cadastros que possuíam o acréscimo (de acessos) estavam dentro da regularidade. Daí a necessidade da solicitação e comprovação do direito, uma vez que a concessão irregular de ampliação de acessos era uma das fraudes mais frequentes antes do exercício em curso”, concluiu a nota.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?