DFTrans ainda não começou a cadastrar estudantes para o passe livre neste ano
Ano letivo já começou, mas ainda não foi divulgada uma data para a retomada do cadastramento
atualizado
Compartilhar notícia
Os estudantes que precisam se cadastrar pela primeira vez para receber o passe livre estudantil do Governo do Distrito Federal (GDF) enfrentarão problemas. O DFTrans ainda não iniciou o processo de confecção de novos cartões neste ano e não há previsão de quando o serviço começará. De acordo com o órgão, “a data para realizar o procedimento será divulgada posteriormente”.
A estudante Bárbara Mattar, de 23 anos, foi surpreendida na manhã desta quarta-feira (17/2), quando descobriu que ainda não poderia pedir o benefício. Moradora de Taguatinga, ela estuda no Guará e gasta R$ 8 por dia para chegar à faculdade.
“Vou ter de fazer mudanças no meu orçamento. Além da espera para dar entrada na documentação, ainda sou obrigada a aguardar a chegada do cartão. Só aí já vou ter que pagar passagem por pelo menos mais um mês”, lamenta. A estudante, inclusive, ouviu colegas afirmarem que não vão conseguir arcar com as despesas de transporte.
O passe livre estudantil não está impossibilitado para todos, no entanto. Os alunos que já estão cadastrados, e cujo ano letivo teve início, podem andar de graça nos ônibus que selecionaram. Não é necessário comparecer aos postos do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/DFTrans) para fazer a atualização dos dados. É preciso, entretanto, respeitar o limite máximo de 54 viagens por mês.
Já os estudantes que têm cadastro, mas precisam tirar a segunda via do cartão, podem comparecer à unidade do DFTrans na Galeria dos Estados. O órgão informa que caso ocorram problemas na hora de acessar os coletivos, alunos devem entrar em contato pelo número 162 e informar em qual linha e empresa o Passe Livre Estudantil (PLE) não foi aceito.