Covid-19: em 15 dias, número de empregados infectados no Metrô-DF sobe 65%
É o que indica levantamento do SindMetrô. Foram 15 novos casos em menos de duas semanas, mas nem todos os profissionais foram testados
atualizado
Compartilhar notícia
Em menos de uma semana, subiu para 38 o total de servidores da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) infectados com o novo coronavírus.
O número faz parte de levantamento realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Metroviários do Distrito Federal (SindMetrô-DF), que representa a categoria.
Em 17 de junho, a entidade havia sinalizado 23 infectados no quadro de servidores. Foram registrados, portanto, 15 novos casos em menos de duas semanas.
O número, contudo, pode ser ainda maior, pois nem todos os funcionários estariam sendo testados, conforme o SindMetrô. “Não estão sendo feitas testagens em todos os empregados. As testagens não chegam nem perto de alcançar cerca de mil e trezentos funcionários”, sinaliza o sindicato.
A estimativa dos representantes é de que apenas 7,6% dos empregados tenham sido testados para o contágio da Covid-19. Na prática, significa 100 de 1,3 mil servidores contemplados.
A ideia do Governo do DF era que pelo menos 80% dos servidores tivessem diagnóstico claro, pois eles lidam diretamente com os cerca de 50 mil passageiros diariamente.
Em nota, a entidade se mostrou “aflita” com a confirmação dos recentes casos de doença entre os funcionários do setor, que mantiveram as atividades durante toda pandemia de Covid-19.
Queda no movimento
Antes da pandemia do novo coronavírus e das medidas para conter a disseminação dele na capital, o Metrô transportava 160 mil pessoas por dia.
Hoje, segundo dados da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), o número caiu para uma média de 50 mil pessoas por dia, o que ainda assim é tratado como relevante, considerando a proximidade que os passageiros mantêm dentro dos vagões, nas escadas rolantes e na espera pelo trem.
Outro lado
Procurada pelo Metrópoles, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou ter sido notificada de 34 casos da doença entre seus funcionários até o dia 25 de junho. Os dados são computados após confirmação da Secretaria de Saúde.
Segundo o Metrô, foram 162 empregados da Operação e Pronto Restabelecimento da Manutenção testados só nessa segunda-feira (29/06). Dois deles apresentaram resultado positivo para o contágio e aguardam contraprova.
Em nota, a companhia afirmou que espera novos testes serem disponibilizados pela Secretaria de Saúde. Eles serão feitos em empregados da Operação e Manutenção.