metropoles.com

Coronavírus: MPDFT pede ao governo para manter frota de ônibus

Ministério Público do DF e Territórios recomendou o funcionamento regular do serviço de transporte coletivo, sem redução da frota circulante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou o funcionamento regular do serviço de transporte coletivo, sem redução da frota em circulação na capital da República. O Governo do DF (GDF) tem 48 horas para responder sobre as providências adotadas para o cumprimento da recomendação.

O MPDFT alerta que uma possível redução no número de veículos de transporte público coletivo em circulação pode agravar o problema da superlotação dos ônibus.

“A redução da frota contraria as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que seja mantida a distância de, ao menos, um metro entre as pessoas. O próprio GDF expediu decreto determinando outras medidas para se evitar aglomerações como estratégia de contenção da epidemia”, informou o MP.

A recomendação conjunta da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) e da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) orienta que a Secretaria de Transporte adote as providências necessárias para manter o funcionamento regular do serviço durante a vigência das medidas de enfrentamento ao Covid-19.

No documento, o órgão também pede que o governo local determine às concessionárias de transporte público higienizar todos os veículos antes de cada viagem. A recomendação, porém, já está sendo seguida na Rodoviária do Plano Piloto, conforme constatou a reportagem do Metrópoles nesta terça-feira (17/03).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?