metropoles.com

Com paralisação dos servidores, metrô não vai funcionar neste domingo

Decisão foi anunciada neste sábado (16/4) pela direção da empresa. Secretaria da Mobilidade garante que vai reforçar frota de ônibus para trazer e levar manifestantes à Esplanada dos Ministérios. Na segunda, sistema volta ao normal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
metrô
1 de 1 metrô - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A direção da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal informa à população que o metrô não vai funcionar neste domingo (17/4), em face da decisão da assembleia dos metroviários, tomada na última sexta (15), que deliberou pela paralisação da categoria. A Secretaria de Mobilidade do DF garante que colocará à disposição da população um número maior de ônibus para o transporte dos brasilienses que esperam contar com o transporte público e participar das manifestações previstas na Esplanada dos Ministérios.

“A imprevisibilidade do cumprimento pela categoria da decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que considerou a paralisação dos metroviários como abusiva, inviabiliza um planejamento adequado para colocar o sistema em plena condição operacional a fim de que seja garantida a segurança dos usuários”, disse a empresa por meio de nota divulgada neste sábado (16).

Segundo o Sindicato dos Metroviários (SindMetrô), o quantitativo de servidores é insuficente para garantir o funcionamento sem colocar em risco a segurança dos passageiros e trabalhadores. A categoria teme que em função dos “ânimos acirrados”, a operação possa ficar comprometida. A preocupação está no fato de os vagões transportarem tanto manifestantes pró-Dilma contra os favoráveis ao afastamento da presidente.

A sessão de votação da abertura do processo de impeachment de Dilma, na Câmara dos Deputados, está marcada para começar às 14h deste domingo. Em média, durante a semana, o metrô chega a transportar 170 mil passageiros por dia.

“Temos a consciência de que domingo é um dia histórico para o nosso país, mas, com os ânimos acirrados em ambos os lados nesta delicada situação política, não podemos sacrificar a integridade física e psicológica dos colegas de trabalho, nem dos usuários. A nossa intenção não é prejudicar mas, sim, resguardar toda a população”, completou Amorim.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?