Com greve, Metrô fecha hoje (11/11) e reabre amanhã para o Enem
Categoria deve cumprir a decisão judicial para circulação no domingo (12), e todas as 24 estações abrem, das 8h30 às 19h
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio à greve dos trabalhadores, todas as 24 estações do Metrô ficarão fechadas neste sábado (11/11) e voltarão a funcionar neste domingo (12), das 8h30 às 19h, por conta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) havia determinado que os grevistas prestassem o serviço e a expectativa é que, apesar da retomada temporária, a greve continue.
Em assembleia nesta sexta-feira (10/11), os grevistas decidiram trabalhar no domingo em respeito aos estudantes que prestarão o Enem, mas pretender continuar o movimento até que o GDF apresente propostas que atendam às demandas dos trabalhadores. O Sindicato dos Metroviários pede o pagamento do reajuste retroativo e a nomeação dos aprovados em concurso.
“Para não prejudicar os estudantes e garantir o acesso ao sistema metroviário e à decisão judicial, esta companhia está impossibilitada de abrir neste sábado (11) por falta de empregados”, informou, por nota.Em nota, o Metrô-DF informou que não recebeu a escala de funcionários que trabalharão e que, portanto, não seria possível que os trens circulassem normalmente neste sábado.
A direção se comprometeu a voltar ao serviço durante os horários de pico (6h às 10h e de 16h30 às 20h30) na segunda-feira (13).
Leia a íntegra de nota oficial do Metrô-DF:
O Metrô-DF informa que até as 20h30 desta sexta-feira (10) o Sindicato dos Metroviários não apresentou a lista de empregados para trabalhar neste sábado (11). De acordo com Carta da companhia enviada ao sindicato, a lista de empregados deve ser entregue até as 14h do dia anterior ao da escala de trabalho.
Essa exigência deve-se à necessidade de cumprimento da decisão liminar proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho, que determinou a circulação de 90% dos trens em horários de pico, 60% nos demais horários e 100% do funcionamento do Metrô no dia 12 (domingo), data das provas do Enem. Para não prejudicar os estudantes e garantir o acesso ao sistema metroviário e à decisão judicial, esta companhia está impossibilitada de abrir neste sábado (11) por falta de empregados.
Portanto, o Metrô-DF não circulará neste sábado e terá todas as suas 24 estações abertas no domingo, de 8h30 às 19h.
Na segunda-feira, a direção se compromete a funcionar no horário de pico (6h às 10h e de 16h30 às 20h30).