Com falhas, app que divulga horários de ônibus decepciona passageiros
Aplicativo que divulga dados em tempo real sobre o trajeto de coletivos ainda não caiu no gosto da população. Nota na Play Store é de 2,6
atualizado
Compartilhar notícia
Lançado em 31 de janeiro pela Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob), o aplicativo +Ônibus Brasília ainda não caiu no gosto dos usuários do transporte público do DF. Quem usa o software, que divulga em tempo real a linha e o horário dos ônibus na capital, reclama da precariedade do serviço.
Na página para download e avaliação na Play Store, ele acumula nota geral 2,6 – a pontuação máxima é 5. Entre as 207 classificações, 55 foram de pontuação máxima; 15 notas 4; 22 avaliações com 3 pontos; 23 com 2; e a maioria, 92, deu a menor possível. Na App Store – plataforma iOS –, nove usuários avaliaram o +Ônibus Brasília, acumulando nota 3,9 de 5.
As queixas sobre problemas com horários são frequentes. Há quem reclame das esperas mais longas do que o tempo indicado para a chegada do coletivo.
A usabilidade também é criticada, enquanto outros cobram um canal para denúncias sobre o descumprimento de horários e envio de sugestões. A falta de legendas para os botões e a pesquisa pelo nome do ponto também foram alvo de reclamações.
Veja o que os usuários estão falando sobre o aplicativo +Ônibus Brasília na Play Store e App Store:
Até sexta-feira (9/3), cerca de 50 mil pessoas haviam baixado o app na plataforma Android, o que corresponde a menos de 6% dos passageiros do sistema de transporte, estimados em 850 mil por dia. Chama a atenção o desconhecimento em relação ao aplicativo.
Na Rodoviária do Plano Piloto, as pessoas entrevistadas pela reportagem nunca tinham ouvido falar no +Ônibus Brasília. Mesmo assim, foram convidadas a testá-lo.
As estudantes Mariana Melo e Laura Eduarda, ambas de 19 anos, fizeram uma busca para ir a Sobradinho. Sem familiaridade com o software, as jovens encontraram dificuldade. “Penso em instalar no meu celular, mas não confio muito nos horários e me sinto insegura de ficar mexendo no aparelho enquanto estou no ponto”, disse Mariana.
Apenas 35% do sistema coberto
A função do +Ônibus Brasília é divulgar, em tempo real, as linhas do transporte público da capital. Por enquanto, a tecnologia funciona para as bacias atendidas pelas viações Marechal (Bacia 4) e Piracicabana (Bacia 1), o que corresponde a 35% do total da frota de 2,8 mil veículos. A previsão é de que em até 60 dias as demais operadoras ofereçam o serviço.
O aplicativo era uma promessa do extenso programa Circula Brasília. A estimativa inicial de funcionamento, segundo o cronograma de ações da Secretaria de Mobilidade, era para janeiro de 2017. A lei que estabeleceu as normas, porém, foi publicada no Diário Oficial do DF em dezembro de 2016. O +Ônibus Brasília começou a ser desenvolvido em outubro de 2017 e lançado em 31 de janeiro na versão Beta.
Especialistas opinam
Pós-doutor em Educação e Tecnologias, o professor Gilberto Santos, da Universidade de Brasília (UnB), aprova a iniciativa e amplia a discussão para outras necessidades. “Pareceu-me um recurso bastante útil e necessário. Claro que necessita de ampliações. Um software dessa natureza depende de outros fatores para funcionar bem, como o acesso livre e universal à internet, o que é uma promessa de vários governos, aparentemente de difícil resolução”, comenta Santos.
“As pessoas estão habituadas a utilizar aplicativos como Google Maps e Waze, com representações limpas e cores leves, com bom contraste. O que é apresentado no +Ônibus é um mapa repleto de linhas e gráficos desnecessários”, analisa. De acordo com Nascimento, a “usabilidade do aplicativo é bastante confusa. Não é claro o fluxo que o usuário deve percorrer para obter as informações desejadas”. Para ler a análise completa feita pelo Luciano clique aqui.
Foi uma excelente iniciativa, mas uma ideia mal executada não gera bons resultados. O aplicativo como um todo não é ruim. É possível ser utilizado por boa parte das pessoas, mas precisa de um refinamento e atenção para os detalhes. Principalmente quando se fala em acessibilidade e usabilidade. Afinal, um aplicativo é feito para ser usado
Luciano Lucas do Nascimento, especialista no desenvolvimento de interfaces para dispositivos móveis
Além do +Ônibus Brasília, a população pode utilizar outros semelhantes. O Moovit é um dos mais requisitados, ultrapassando a casa dos 10 milhões de downloads. O Citta Mobi e o Cadê o ônibus também possuem bom número de downloads.
O outro lado
Procurada, a Secretaria de Mobilidade disse que o aplicativo está em fase de testes e todas as sugestões são bem-vindas e repassadas à empresa responsável, a Geocontrol, com sede no Espírito Santo.
Sobre a disposição do mapa no App, motivo de queixas dos usuários, a pasta explicou que, na versão inicial, foi implantada a plataforma colaborativa Open Street Maps. Perguntada sobre a divulgação do software, a secretaria disse que tem feito publicações em sua página no Facebook e enviado mensagens, além da divulgação pela imprensa.
Por fim, a Semob esclarece que a responsabilidade pela criação, implementação e manutenção do +Ônibus é das empresas concessionárias.
A ampliação da cobertura deverá ser feita quando a versão final do app estiver pronta. “Vamos divulgar nas redes sociais das empresas, em cartazes e filmes para os monitores internos dos ônibus”, afirmou a Associação das Empresas de Transporte Coletivo do Distrito Federal.
Abrangência do aplicativo
Piracicabana — Bacia 1
Plano Piloto, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal
Marechal Brasília — Bacia 4
Taguatinga, Park Way, Ceilândia, Guará e Águas Claras
Aplicativo +Ônibus Brasília
Disponível para Android e iOS
Pelo site do Bilhete Único: bilheteunicodebrasilia.df.gov.br