metropoles.com

Com falhas, app que divulga horários de ônibus decepciona passageiros

Aplicativo que divulga dados em tempo real sobre o trajeto de coletivos ainda não caiu no gosto da população. Nota na Play Store é de 2,6

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
Brasília (DF), 02/03/2018  – Evento: Aplicativo dos ônibus –
1 de 1 Brasília (DF), 02/03/2018 – Evento: Aplicativo dos ônibus – - Foto: JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

Lançado em 31 de janeiro pela Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob), o aplicativo +Ônibus Brasília ainda não caiu no gosto dos usuários do transporte público do DF. Quem usa o software, que divulga em tempo real a linha e o horário dos ônibus na capital, reclama da precariedade do serviço.

Na página para download e avaliação na Play Store, ele acumula nota geral 2,6 – a pontuação máxima é 5. Entre as 207 classificações, 55 foram de pontuação máxima; 15 notas 4; 22 avaliações com 3 pontos; 23 com 2; e a maioria, 92, deu a menor possível. Na App Store – plataforma iOS –, nove usuários avaliaram o +Ônibus Brasília, acumulando nota 3,9 de 5.

As queixas sobre problemas com horários são frequentes. Há quem reclame das esperas mais longas do que o tempo indicado para a chegada do coletivo.

A usabilidade também é criticada, enquanto outros cobram um canal para denúncias sobre o descumprimento de horários e envio de sugestões. A falta de legendas para os botões e a pesquisa pelo nome do ponto também foram alvo de reclamações.

Veja o que os usuários estão falando sobre o aplicativo +Ônibus Brasília na Play Store e App Store:

16 imagens
Funcionário da empresa Geocontrol, com sede no Espírito Santo (ES), também avaliou o App
1 de 16

Nota do aplicativo na Play Store

2 de 16

3 de 16

4 de 16

Funcionário da empresa Geocontrol, com sede no Espírito Santo (ES), também avaliou o App

5 de 16

6 de 16

7 de 16

8 de 16

9 de 16

10 de 16

11 de 16

12 de 16

13 de 16

14 de 16

Na plataforma, iOS a avaliação é maior: nota 3,9

15 de 16

Usuário pontua sobre o App

16 de 16

Elogio pelo lançamento do aplicativo

 

Até sexta-feira (9/3), cerca de 50 mil pessoas haviam baixado o app na plataforma Android, o que corresponde a menos de 6% dos passageiros do sistema de transporte, estimados em 850 mil por dia. Chama a atenção o desconhecimento em relação ao aplicativo.

Na Rodoviária do Plano Piloto, as pessoas entrevistadas pela reportagem nunca tinham ouvido falar no +Ônibus Brasília. Mesmo assim, foram convidadas a testá-lo.

As estudantes Mariana Melo e Laura Eduarda, ambas de 19 anos, fizeram uma busca para ir a Sobradinho. Sem familiaridade com o software, as jovens encontraram dificuldade. “Penso em instalar no meu celular, mas não confio muito nos horários e me sinto insegura de ficar mexendo no aparelho enquanto estou no ponto”, disse Mariana.

Apenas 35% do sistema coberto
A função do +Ônibus Brasília é divulgar, em tempo real, as linhas do transporte público da capital. Por enquanto, a tecnologia funciona para as bacias atendidas pelas viações Marechal (Bacia 4) e Piracicabana (Bacia 1), o que corresponde a 35% do total da frota de 2,8 mil veículos. A previsão é de que em até 60 dias as demais operadoras ofereçam o serviço.

O aplicativo era uma promessa do extenso programa Circula Brasília. A estimativa inicial de funcionamento, segundo o cronograma de ações da Secretaria de Mobilidade, era para janeiro de 2017. A lei que estabeleceu as normas, porém, foi publicada no Diário Oficial do DF em dezembro de 2016. O +Ônibus Brasília começou a ser desenvolvido em outubro de 2017 e lançado em 31 de janeiro na versão Beta.

4 imagens
A diarista Maria Cilene Oliveira, 35 anos, não encontrou horário nem linha para o seu destino, Arapoangas
A estudante Mariana Melo, 19 anos, conheceu o aplicativo após ser abordada pela reportagem
Lançado em 31 de janeiro, o +Ônibus Brasília divulga as linhas e horários do transporte público em tempo real
1 de 4

A enfermeira Maria da Conceição Santana, 30 anos, "não conhecia o aplicativo", mas disse que iria baixá-lo. Ela aprovou a iniciativa, porém, ao testar a tecnologia, teve problemas ao tentar encontrar o ônibus que precisaria pegar chegar a Sobradinho

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
2 de 4

A diarista Maria Cilene Oliveira, 35 anos, não encontrou horário nem linha para o seu destino, Arapoangas

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
3 de 4

A estudante Mariana Melo, 19 anos, conheceu o aplicativo após ser abordada pela reportagem

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
4 de 4

Lançado em 31 de janeiro, o +Ônibus Brasília divulga as linhas e horários do transporte público em tempo real

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

Especialistas opinam
Pós-doutor em Educação e Tecnologias, o professor Gilberto Santos, da Universidade de Brasília (UnB), aprova a iniciativa e amplia a discussão para outras necessidades. “Pareceu-me um recurso bastante útil e necessário. Claro que necessita de ampliações. Um software dessa natureza depende de outros fatores para funcionar bem, como o acesso livre e universal à internet, o que é uma promessa de vários governos, aparentemente de difícil resolução”, comenta Santos.

Especialista em desenvolvimento de interações para dispositivos móveis, Luciano Lucas do Nascimento listou uma série de itens que podem ser melhorados, entre eles, usabilidade, funcionalidade, áreas clicáveis e visual. Por outro lado, elogiou a “funcionalidade de busca”.

“As pessoas estão habituadas a utilizar aplicativos como Google Maps e Waze, com representações limpas e cores leves, com bom contraste. O que é apresentado no +Ônibus é um mapa repleto de linhas e gráficos desnecessários”, analisa. De acordo com Nascimento, a “usabilidade do aplicativo é bastante confusa. Não é claro o fluxo que o usuário deve percorrer para obter as informações desejadas”. Para ler a análise completa feita pelo Luciano clique aqui.

Foi uma excelente iniciativa, mas uma ideia mal executada não gera bons resultados. O aplicativo como um todo não é ruim. É possível ser utilizado por boa parte das pessoas, mas precisa de um refinamento e atenção para os detalhes. Principalmente quando se fala em acessibilidade e usabilidade. Afinal, um aplicativo é feito para ser usado

Luciano Lucas do Nascimento, especialista no desenvolvimento de interfaces para dispositivos móveis

Além do +Ônibus Brasília, a população pode utilizar outros semelhantes. O Moovit é um dos mais requisitados, ultrapassando a casa dos 10 milhões de downloads. O Citta Mobi e o Cadê o ônibus também possuem bom número de downloads.

O outro lado
Procurada, a Secretaria de Mobilidade disse que o aplicativo está em fase de testes e todas as sugestões são bem-vindas e repassadas à empresa responsável, a Geocontrol, com sede no Espírito Santo.

Sobre a disposição do mapa no App, motivo de queixas dos usuários, a pasta explicou que, na versão inicial, foi implantada a plataforma colaborativa Open Street Maps. Perguntada sobre a divulgação do software, a secretaria disse que tem feito publicações em sua página no Facebook e enviado mensagens, além da divulgação pela imprensa.

Por fim, a Semob esclarece que a responsabilidade pela criação, implementação e manutenção do +Ônibus é das empresas concessionárias.

A ampliação da cobertura deverá ser feita quando a versão final do app estiver pronta. “Vamos divulgar nas redes sociais das empresas, em cartazes e filmes para os monitores internos dos ônibus”, afirmou a Associação das Empresas de Transporte Coletivo do Distrito Federal.

Abrangência do aplicativo

Piracicabana — Bacia 1
Plano Piloto, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal

Marechal Brasília — Bacia 4
Taguatinga, Park Way, Ceilândia, Guará e Águas Claras

Aplicativo +Ônibus Brasília
Disponível para Android e iOS
Pelo site do Bilhete Único: bilheteunicodebrasilia.df.gov.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?