metropoles.com

Bike Brasília: 11 novas estações para compartilhamento de bicicletas serão instaladas no Plano Piloto

Novos pontos do Bike Brasília serão instalados até a próxima semana no Plano Piloto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
916467-bike_jk_-2921
1 de 1 916467-bike_jk_-2921 - Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Desde maio de 2014 as bicicletas compartilhadas tomaram o centro da cidade. O sucesso é tanto, que o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Mobilidade, acaba de anunciar a ampliação de 11 novas estações do projeto Bike Brasília. As unidades serão instaladas ao longo da Asa Sul e Asa Norte, regiões com maior demanda, segundo a Secretaria.

De acordo com o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, com as novas estações serão 40 pontos e 400 bicicletas à disposição da comunidade.

“A ideia é inaugurar os novos pontos com um passeio de bicicleta no próximo sábado (5/3). Quase todas as estações estão praticamente prontas”, diz Dantas.

A Secretaria de Mobilidade tem planos de expandir o serviço para todo o Distrito Federal e estudos já estão em andamento para pontuar os melhores locais. Outro projeto é fazer uma interface com o metrô e o BRT.

Entre as 29 estações em funcionamento, a mais procurada é a do Parque da Cidade, seguida da unidade da Torre de TV e do Brasil 21.

O programa é resultado de uma parceria entre o governo do Distrito Federal, Samba/Serttel e Itaú Unibanco. Assim como nos demais projetos Bike Itaú, as estações do Bike Brasília são alimentadas por energia solar e interligadas por sistema de comunicação sem fio, via rede GSM e 3G, permitindo que estejam conectadas com uma central de controle 24 horas por dia.

Como usar

Para usar o sistema é preciso cadastrar-se pela internet e pagar uma taxa anual de R$ 10. A bicicleta pode ser usada gratuitamente por 60 minutos ininterruptos e quantas vezes por dia o usuário desejar. Após 1 hora de uso, são cobrados R$ 5 para cada período adicional de 60 minutos, mas o ciclista tem a opção de devolver a bicicleta antes do término do período gratuito e guardar um intervalo de 15 minutos para retirá-la novamente sem pagar nada.

Para destravar a bicicleta, basta usar o aplicativo para smartphones ou ligar para o telefone (61) 4003-9846. As estações funcionam todos os dias das 6h às 23h59 para retirada das bicicletas e 24 horas para devolução.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?