Bike Brasília: 11 novas estações para compartilhamento de bicicletas serão instaladas no Plano Piloto
Novos pontos do Bike Brasília serão instalados até a próxima semana no Plano Piloto
atualizado
Compartilhar notícia
Desde maio de 2014 as bicicletas compartilhadas tomaram o centro da cidade. O sucesso é tanto, que o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Mobilidade, acaba de anunciar a ampliação de 11 novas estações do projeto Bike Brasília. As unidades serão instaladas ao longo da Asa Sul e Asa Norte, regiões com maior demanda, segundo a Secretaria.
De acordo com o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, com as novas estações serão 40 pontos e 400 bicicletas à disposição da comunidade.
“A ideia é inaugurar os novos pontos com um passeio de bicicleta no próximo sábado (5/3). Quase todas as estações estão praticamente prontas”, diz Dantas.
A Secretaria de Mobilidade tem planos de expandir o serviço para todo o Distrito Federal e estudos já estão em andamento para pontuar os melhores locais. Outro projeto é fazer uma interface com o metrô e o BRT.
Entre as 29 estações em funcionamento, a mais procurada é a do Parque da Cidade, seguida da unidade da Torre de TV e do Brasil 21.
O programa é resultado de uma parceria entre o governo do Distrito Federal, Samba/Serttel e Itaú Unibanco. Assim como nos demais projetos Bike Itaú, as estações do Bike Brasília são alimentadas por energia solar e interligadas por sistema de comunicação sem fio, via rede GSM e 3G, permitindo que estejam conectadas com uma central de controle 24 horas por dia.
Como usar
Para usar o sistema é preciso cadastrar-se pela internet e pagar uma taxa anual de R$ 10. A bicicleta pode ser usada gratuitamente por 60 minutos ininterruptos e quantas vezes por dia o usuário desejar. Após 1 hora de uso, são cobrados R$ 5 para cada período adicional de 60 minutos, mas o ciclista tem a opção de devolver a bicicleta antes do término do período gratuito e guardar um intervalo de 15 minutos para retirá-la novamente sem pagar nada.
Para destravar a bicicleta, basta usar o aplicativo para smartphones ou ligar para o telefone (61) 4003-9846. As estações funcionam todos os dias das 6h às 23h59 para retirada das bicicletas e 24 horas para devolução.