metropoles.com

Bancada do DF na Câmara dos Deputados questiona reajuste de ônibus

Coordenador da bancada, Izalci Lucas promete pedir informações a Rollemberg nesta segunda (2/1), quando os novos preços passam a vale

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Izalci/Facebook
Deputado federal Izalci Lucas
1 de 1 Deputado federal Izalci Lucas - Foto: Izalci/Facebook

O aumento nas tarifas de transporte público no Distrito Federal não repercutiu apenas entre a população que utiliza o serviço. Também incomodou os parlamentares da bancada do DF na Câmara dos Deputados, coordenada por Izalci Lucas (PSDB). Ele promete enviar, nesta segunda-feira (2/1), um ofício de pedido de informação para que o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) justifique o acréscimo no preço.

“O aumento foi muito alto e já é o segundo. No ano passado, foi a mesma coisa”, afirma Izalci. Com o reajuste, que passa a valer a partir de segunda, a tarifa do transporte coletivo do DF chegará a R$ 5. “É um custo que atinge diretamente milhões de trabalhadores. Essas regiões mais distantes tiveram o maior reajuste, de 25%”, lembra.

Mais cedo, o líder da bancada também usou as redes sociais para questionar o aumento nas passagens, que caracterizou de “tapa na cara dos brasilienses” e criticou o estado do transporte público da capital. “Brasília infelizmente tem um transporte público cada vez pior e agora mais caro”, disse.

Nota do DEM
Em nota, o DEM-DF diz que “reprova com veemência o aumento de tarifa. É mais uma decisão absurda do desgoverno de Rodrigo Rollemberg, incapaz de mudar a estrutura de remuneração do sistema para aliviar o déficit, toma uma decisão terrível para a população, que é o aumento de tarifas.”

O deputado federal Alberto Fraga, presidente regional do partido, lembra, na nota, que foi secretário de Transportes do DF no governo Arruda e nunca autorizou aumento de tarifa. “Esse aumento e ainda mais grave, pois foi anunciado na véspera de ano-novo, com a cidade em recesso. Um escândalo!”, ressaltou. (Colaborou Kelly Almeida)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?