Alunos passam horas na fila para ter acesso a passe estudantil no DF
Jovens garantem ter ficado até quatro horas em pé para conseguir fazer recadastramento e ter acesso ao benefício
atualizado
Compartilhar notícia
No começo do ano letivo, estudantes do Distrito Federal estão passando por um teste físico e de paciência para conseguir a recarga do passe estudantil. Nesta quarta-feira (8/2), mais uma vez, centenas deles enfrentaram filas quilométricas. Alguns tiveram de matar aula e ficar mais de quatro horas esperando para ser atendido pelo Transporte Urbano do DF (DFTrans).
A estudante Marcella Freitas do Nascimento, 18 anos, precisou faltar ao primeiro dia de aula para resolver seu problema. A jovem foi cedo ao posto do Na Hora, na Rodoviária do Plano Piloto, para recarregar o cartão. Mas quando chegou, por volta de 8h30, a fila já era grande e ela só conseguiu ser atendida ao meio-dia. “Preferi matar uma manhã de estudo, pois não dá para ficar pagando R$ 5 na passagem”, reclama.
O motivo das filas é o grande número de estudantes que não teve o cartão renovado para o início do período letivo. “Eles (DFTrans) mandaram um e-mail dizendo que os cartões estariam funcionando a partir do dia 1º deste mês. Mas testei nos últimos dias e ele foi recusado”, conta a estudante Marina Menezes Maia, 23, que também passou horas na fila da rodoviária na manhã desta quarta (8).
O problema teve início no começo da semana e houve até quem pediu para amigos e familiares guardarem lugar na fila. “Uma mulher na minha frente ligou para um colega e avisou que já estava chegando ao guichê. Logo depois, chegaram quatro pessoas e entraram na fila”, denuncia a estudante Ana Karolina Marra Nogueira, 25, que esperou quatro horas para ter a recarga nesta terça-feira (7). A jovem afirma que até tentou usar o cartão, mas a mensagem de “inválido” apareceu na catraca do ônibus.O DFTrans assume que houve erros técnicos que geraram transtornos, mas que a situação está resolvida. “As máquinas revalidadoras dos ônibus apresentaram falha em um primeiro momento e, mesmo com esse erro solucionado, muitos cartões não puderam ser validados. Mas conseguimos resolver essa questão hoje (8)”, afirma o diretor do órgão, Léo Carlos Cruz.
Segundo ele, os estudantes já poderão revalidar os cartões dentro dos próprios ônibus, sem necessidade de consulta nos postos do DFTrans, nesta quinta-feira (9).