Confira o que muda na Esplanada para a votação de impeachment
Trânsito ficará fechado nos dois sentidos nesta segunda (29/8). Muro no canteiro central está instalado para evitar possíveis confrontos
atualizado
Compartilhar notícia
O trânsito na Esplanada dos Ministérios está interditado desde as primeiras horas desta segunda-feira (29/8) em função da votação do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT) no Senado. A Secretaria de Segurança informa que um efetivo de 1.334 homens fará o patrulhamento no local. A estimativa é que aproximadamente 30 mil pessoas compareçam de cada lado do corredor (muro do canteiro central).
O muro que separa o canteiro central da Esplanada foi instalado, a exemplo do que ocorreu nas votações anteriores do processo que pode afastar definitivamente Dilma Rousseff da Presidência da República. A ideia é evitar possíveis confrontos.
A posição dos manifestantes na Esplanada será a mesma do dia 17 de abril, quando a admissibilidade do impeachment foi votada na Câmara dos Deputados. Dessa forma, as pessoas a favor do impeachment terão como ponto de concentração o Museu Nacional e deverão se manter do lado direito da Esplanada, ou seja, o lado da Câmara. Já as pessoas contra a saída de Dilma terão como local de encontro o Teatro Nacional e, por isso, deverão ocupar o lado do Ministério da Justiça e da Cúpula do Senado.
Trânsito complicado
As alterações definidas em razão do julgamento no Senado do processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff deixam o trânsito complicado na capital federal desde o início da manhã de hoje (29/8).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social, a Esplanada dos Ministérios foi fechada nos dois sentidos a partir do primeiro minuto de hoje. “O trânsito poderá ser liberado antes do final da votação, mas isso será avaliado”, informou asecretaria.
O tráfego ficou pesado em alguns pontos da região central de Brasília, como na via S1 e no Buraco do Tatu, que liga as Asas Sul e Norte ao Eixo Rodoviário.
Manifestações
A Polícia Militar do Distrito Federal disse que cerca de 350 manifestantes contra o impeachment se concentram neste momento em frente ao Congresso Nacional.
Integrantes dos movimentos Frente Brasil Popular e Frente Povo sem Medo devem deixar o acampamento no Ginásio Nilson Nelson rumo ao Congresso Nacional a partir das 16h. Às 18h terá início um “ato político em defesa da democracia e contra o golpe”.
Até o momento, não há registro de manifestantes a favor do impeachment no gramado da Esplanada dos Ministérios.
(Com informações da Agência Brasil).