Trânsito do DF terá mudanças para celebração de Corpus Christi. Entenda
Alterações no trânsito da Esplanada dos Ministérios começam a partir das 23h59 desta 4ª feira. Saiba quais vias serão afetadas
atualizado
Compartilhar notícia
Devido à celebração do dia de Corpus Christi, nesta quinta (8/6), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará interdições no trânsito da Esplanada dos Ministérios. As mudanças afetarão as vias N1 e S1 a partir desta quarta-feira (7/6).
Os acessos ao estacionamento da Catedral Metropolitana de Brasília serão fechados a partir desta noite, às 23h59. Nesse horário, as equipes do Detran-DF bloquearão três faixas das vias N1 e S1, no Eixo Monumental, próximas ao canteiro central, no trecho do quadrante em frente à igreja.
As demais faixas permanecerão liberadas para o tráfego de veículos.
Veja como fica o trânsito:
O dia de Corpus Christi é ponto facultativo no Distrito Federal. A previsão é de que as atividades da data católica comecem às 6h. Durante o dia, equipes do Detran-DF ficarão em três pontos, para auxiliar a travessia de pedestres: na via S1, em frente à Catedral; na N1, próximo ao Ministério da Economia (Bloco K); e na alça leste da Rodoviária do Plano Piloto, próximo ao Sesi Lab.
Confira o que abre e o que fecha no dia de Corpus Christi no DF
Procissão
Por volta das 18h30, após a missa, a Polícia Militar (PMDF) fechará toda a Via S1, na altura da Catedral, e a Via N1, em dois pontos: em frente ao Ministério dos Transportes (Bloco R) e nas proximidades do quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF).
Além de sinalizarem as vias próximas ao local do evento, as equipes do Detran-DF atuarão na fiscalização das vias, para coibir infrações de trânsito — em especial, o estacionamento irregular de veículos.
A expectativa é de que 70 mil pessoas acompanhem as celebrações, que incluem uma volta do arcebispo de Brasília no papamóvel usado por João Paulo II em visita à capital federal. Na ocasião, Dom Paulo Cezar Costa dará bênçãos aos doentes, aos governantes e às famílias.