Atenção: trânsito será alterado e faixas exclusivas liberadas nesta 4ª
Eixo Monumental ficará parcialmente fechado, a partir da 0h desta quarta-feira (15/8), para receber marcha a favor da candidatura de Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O trânsito na área central de Brasília receberá intervenções pontuais nesta quarta-feira (15/8). As alterações serão promovidas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Distrito Federal por causa da marcha a favor da candidatura do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto. Segundo a pasta, a princípio, não haverá bloqueio total de nenhuma via.
As faixas exclusivas da W3 Sul, da W3 Norte, da EPTG, da EPNB e do Setor Policial Sul serão liberadas, até as 23h59, para o tráfego de veículos. O objetivo da medida é garantir a fluidez e segurança para os usuários, diz a SSP.
A Polícia Militar estima que 3,7 mil manifestantes ocuparão as ruas da cidade. Por isso, foi montado um esquema especial de segurança para o dia. Os participantes da marcha estão acampados no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson. A partir das 13h, eles seguirão em direção ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os manifestantes atravessarão as faixas no sentido norte do Eixo Monumental (via N1), passarão em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães e descerão para a Esplanada na direção normal da pista, pela S1. Durante o trajeto, a marcha ocupará as três faixas à direita. As outras serão liberadas para os condutores.
Na altura do Palácio do Itamaraty, os participantes passarão pela via subterrânea que fica ao lado do prédio e seguirão até a área verde em frente ao TSE. De acordo com a organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o evento será encerrado às 19h. Eles deixarão o local em ônibus do próprio grupo.
Segundo a SSP, o acesso ao perímetro em torno do tribunal será permitido somente a pessoas autorizadas.
Segurança
A Polícia Militar mobilizará efetivo de 1.200 servidores, nesta quarta-feira (15/8), para acompanhar a marcha. Desta vez, a polícia decidiu não fazer pontos de revista. A mobilização, que começará às 13h, será acompanhada por viaturas da Polícia Militar, do Nilson Nelson à Biblioteca Nacional. A partir de lá, o PMs seguirão o percurso a pé. A expectativa é de que o movimento ocupe cerca de 1km de extensão no Eixo.
Na Esplanada, cada ministério contará com a segurança de uma viatura policial na porta e um efetivo da Força Nacional dentro dos prédios – o qual não poderá atuar do lado de fora.