Sete mil pessoas aguardam para tirar CNH no DF; aulas ocorrerão remotamente
Ensino a distância está autorizado pelo Contran enquanto durar o isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de sete mil brasilienses que desejam tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) durante os meses de isolamento social pela pandemia do novo coronavírus poderão fazer o processo por aulas teóricas remotas. A autorização foi publicada em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (24/06).
Ao Metrópoles, o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos Automotores do Distrito Federal (Sindauto-DF) informou que, atualmente, 4 mil pessoas aguardam para realizar a prova prática de direção na capital da República e outras 3,8 mil esperam pela etapa teórica.
Conforme o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a medida de aulas teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto, no entanto, já havia sido concedida pelo órgão por meio meio da Instrução nº 430, de 2 de junho de 2020, publicada no Diário Oficial do DF (DODF), com base na deliberação do Contran nº 189/2020.
O texto específico publicado nesta quarta começa a valer em 1º de julho e a medida não trata das aulas práticas de direção. A mudança ocorre um dia após a Câmara aprovar um projeto que altera Código de Trânsito, que amplia limite de pontos para suspender CNH.
Segundo o representante do Sindauto-DF, a categoria enxerga a novidade com bons olhos.
“Nós vivemos em um mundo voltado para a tecnologia e aquilo que vem para agregar recursos, diminuir gastos e facilitar para o candidato, tenho certeza que será bem-vindo”.
Ainda de acordo com o presidente do Sindauto-DF, outra novidade da resolução é que, antigamente o aluno teria que esperar 15 dias de carência para fazer um novo exame. “Agora, poderá fazer em seguida sem nenhum problema. Consideramos um avanço.”
Ansiedade
Morador do Gama, o estudante Frederico Nunes, 19 anos, estava ansioso para começar as aulas teóricas e conseguir tirar a carteira. “Eu sempre quis dirigir e tinha resolvido começar neste ano, quando começou a pandemia. Acho que a alternativa vai ser boa para agilizar o processo da CNH. Depois vai ficar faltando passar pelas etapas práticas”, comentou.
Segundo o Detran-DF, a autorização deve respeitar todos os critérios e requisitos de segurança exigidos para que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) possam oferecer as aulas teóricas na modalidade a distância, como a necessidade de validação biométrica facial do instrutor de trânsito e dos alunos para abertura e fechamento das aulas, por exemplo.
Prazos suspensos
Em outras duas resoluções também publicadas nesta quarta-feira, o Contran suspendeu prazos de processos como registro e licenciamento veicular, além de recurso para multas e cassação do documento de habilitação.
O Detran-DF explicou que, como todos os prazos estão interrompidos, conforme a resolução, o órgão permanece com o atendimento para os serviços, tanto no site, como no atendimento presencial, mediante agendamento prévio.