metropoles.com

Publicação de edital para implantação de zona verde é aprovada

Conselho Gestor de PPP autoriza também concessão para pesagem eletrônica de caminhões e pátio de apreensões do DER

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Estacionamento
1 de 1 Estacionamento - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Conselho Gestor de Parcerias Público Privadas (PPP) do Governo do Distrito Federal aprovou para os próximos dias a publicação de um edital de licitação de empresas interessadas em gerir estacionamentos e o controle de bilhetagem do Zona Verde. Coordenado pelo governador Ibaneis Rocha, o grupo dá início à ação de ordenamento e desafogamento do tráfego do trânsito na região central do Plano Piloto e nas regiões administrativas próximas ao metrô.

“Vamos reforçar as linhas de ônibus e a integração nesses locais. Também estamos trabalhando para criar bolsões de estacionamento mais barato, ou mesmo gratuito, para que as pessoas tenham a opção de deixar seus veículos”, informou o governador, durante o balanço de 100 dias de governo, nessa quarta-feira (10/4). A proposta é estimular o uso do transporte público, principalmente por moradores de regiões administrativas que trabalham no Plano Piloto.

Conforme o rito de tramitação deste procedimento, a partir do edital as empresas terão prazo de 90 dias para elaborar e apresentar seus estudos. Daí em diante, será elaborado um modelo para a parceria e, após aprovação deste, iniciados os procedimentos para formalização da PPP.

Serão feitos bolsões de estacionamento privilegiando locais próximos dos transportes coletivos – estações de metrô, do VLT e de paradas de ônibus com maior fluxo de pessoas – com uma tarifa mais baixa nas regiões administrativas. No Plano Piloto, projetos de estímulo à micro mobilidade – bicicletas e patinetes – já foram iniciados.

Caminhões pesados
Também foi autorizado a divulgação de um edital para a instalação de balanças eletrônicas de caminhões nas rodovias geridas pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). A falta de controle de cargas transportadas por esses veículos – colocando em risco a população e comprometendo o asfalto da cidade – levará também à construção de um pátio específico para apreensão de caminhões em condições irregulares. Atualmente, esses veículos têm se juntado a outros de pequeno porte no pátio do Departamento de Trânsito (Detran) do DF, na Asa Norte, já sobrecarregado.

O Conselho Gestor de PPPs é formado, além do governador, pelos secretários de Projetos Especiais, Everardo Gueiros; da Casa Civil, Eumar Novacki; de Fazenda Planejamento e Gestão, Andre Clemente; de Obras e Infraestrutura, Izídio Santos Júnior; de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro; e dos presidentes da Terracap, Gilberto Occhi; e da SLU, Felix Angelo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?