Placa solta provoca interdição e complica trânsito na Ponte JK
Técnicos da Novacap foram ao local fazer vistoria e avaliarão danos e riscos provocados pela soltura da peça de borracha e ferro
atualizado
Compartilhar notícia
O trânsito na Ponte JK foi parcialmente interditado na tarde desta terça-feira (03/09/2019), após serem encontradas fissuras no asfalto. O local está sob responsabilidade da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Uma faixa da pista em sentido ao Lago Sul precisou ser fechada, o que causou um grande congestionamento na região.
Uma equipe da Companhia Urbanizadora da Nova capital do Brasil (Novacap) foi acionada e faz vistoria no local. Até a última atualização desta reportagem, a informação passada pelos bombeiros era de que uma das placas de ferro da estrutura que auxilia na sustentação da ponte se soltou.
Veja como está o trânsito na região:
Esta não é a primeira vez que as peças, compostas de borracha e ferro, se soltam da estrutura da Ponte JK. No ano passado, em meio a vistorias feitas em dezenas de viadutos de Brasília após o desabamento da Galeria dos Estados, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) emitiu um alerta e interditou o local. Durante um dia inteiro, uma das faixas ficou fechada, sendo liberada somente no dia seguinte. Na ocasião, técnicos do órgão garantiram que as fissuras na JK não colocam em risco a estrutura da ponte.
O Governo do Distrito Federal (GDF) prepara, para o segundo semestre de 2019, um megapacote de obras a serem executadas, entre elas uma reforma na Ponte JK. Inaugurado em dezembro de 2002, o elevado vai receber cerca de R$ 30 milhões em melhorias, de acordo com o governo local.
Segundo o secretário de Obras, Izídio Santos, vão ser lançadas as licitações para manutenção das pontes JK e Costa e Silva, entre outros empreendimentos. “São obras necessárias”, resumiu o gestor. Até então, a reforma do elevado com o nome do fundador de Brasília estava travada na Justiça, mas o governo conseguiu superar o entrave e vai colocar o pregão na rua em breve. “Será uma obra de manutenção e reforço da estrutura”, explicou.
O custo total de melhorias em diversas áreas do DF é estimado em R$ 1 bilhão. Além da ponte, há previsão, ainda, para reformas em escolas e hospitais públicos, calçadas e nas principais avenidas de regiões administrativas.
Em nota, a Novacap garantiu que o incidente ocorrido na tarde desta terça na Ponte JK “não representa risco para o monumento”. “Trata-se de vibração ocasionada pelo tráfego de veículos, fazendo com que alguns parafusos, que prendem as juntas de dilatação ao tabuleiro, sofressem afrouxamento, ocasionando o desprendimento da placa”, disse o órgão, no documento.
A Companhia disse, também, que ainda neste mês será realizada uma licitação para substituição das juntas de dilatação danificadas. Os técnicos do órgão que estiveram no local para medir a placa metálica que deve ser confeccionada para o reparo emergencial. “A previsão é de que a placa seja instalada amanhã, para posterior liberação da pista interditada”, finalizou a companhia.