metropoles.com

Multas de trânsito em atraso poderão ser parceladas em até 12 vezes

Detran e DER têm até 30 dias, a contar desta segunda-feira (4/4), para implementar medida estabelecida em decreto publicado no Diário Oficial do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
pardal (1)
1 de 1 pardal (1) - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Brasilienses que acumulam multas de trânsito e têm dificuldades para pagar, circulando pelas vias do Distrito Federal em situação irregular, poderão parcelar a dívida com o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) em até 12 vezes. A medida consta em decreto publicado na edição desta segunda-feira (4/4) do Diário Oficial do DF e entra em vigor em 30 dias.

O valor das autuações poderá ser dividido desde que 5% do total seja quitado na primeira parcela. O pagamento será realizado por meio de boleto bancário e os interessados devem ir até as unidades de atendimento do Detran-DF e do DER-DF para aderir ao sistema de parcelamento.

Segundo o texto, o valor de cada prestação não pode ser inferior a R$ 140,15, “sendo atualizado anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou outro índice que venha a substituí-lo”. A confirmação será efetivada após o pagamento da primeira parcela, o que deve ocorrer até a data de vencimento do boleto – sob pena de multa no valor de 5% do total.

“O atraso de pagamento de três parcelas consecutivas ou não, ou de qualquer parcela por mais de noventa dias, acarretará o cancelamento do parcelamento”, diz o texto. Ainda de acordo com o documento, não será autorizado um novo parcelamento até que as prestações das multas em atraso sejam devidamente quitadas.

É importante ressaltar que quem aderir ao parcelamento não poderá contestar os débitos aplicados, transferir a propriedade do veículo, se mudar do Distrito Federal, solicitar o desconto de 20% em infrações próximas do vencimento ou entrar com qualquer tipo de recurso administrativo ou judicial com relação a multas de trânsito até que a dívida seja quitada.

A lei que autorizou o parcelamento foi aprovada no ano passado pela Câmara Legislativa e é de autoria da presidente da Casa, deputada Celina Leão (PPS).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?